Na Nova Zelândia, a cerca de 2h30 de Auckland, está um dos locais de sonho para os fãs de “O Senhor dos Anéis” (Lord of the Rings). Conta a história que o realizador, Peter Jackson, sobrevoou estas terras e disse que queria construir aqui The Shire, com destaque para a vila dos Hobbits: Hobbiton. Ora, normalmente, depois das filmagens serem realizadas tudo é retirado, mas foi aqui que se fez diferente. Depois de “Hobbit” tudo ficou nos lugares originais e agora são milhares os visitantes que vêm de todo o mundo para viverem esta experiência.
E… de ano para ano, há mais razões para o fazer! Sabia que, no início, só podíamos visitar as casas da parte de fora, porque de facto o interior estava vazio. Todas as filmagens de interiores foram feitas noutros locais. Mas eram tantos os visitantes que pediam para visitar as casas que, nos últimos anos, foram decoradas especialmente duas casas para que possamos visitar! E é mesmo um lugar mágico.
Por isso, se estiver na Nova Zelândia, reserve tempo para visitar Hobbiton. Afinal, como diria Bilbo Baggins: “É uma coisa perigosa sair pela sua porta. Você pisa na estrada e, se não controlar seus pés, não há como saber até onde você pode ser levado.” E desta vez, a estrada levou-me diretamente para a Terra Média!
Fiz o tour com a empresa Cheeky Kiwi Travel e aconselho. Apesar de o tour poder ser marcado diretamente com o local “Hobbiton”, a boleia a partir de Auckland foi feita com esta empresa. Escolhi-a para dois outros tours a partir de Auckland (Coromandel e Rotorua) e, por isso, acabei por marcar tudo com ela.
Visitar Hobbiton sempre foi um desejo meu! E finalmente concretizei essa experiência mágica, com um tour incrível por este cenário icónico da Terra Média, onde cada detalhe nos transporta diretamente para os filmes de O Senhor dos Anéis e O Hobbit!
Passear entre as tocas dos hobbits, ver a casa de Bilbo e Frodo, atravessar a ponte de pedra e terminar com uma cerveja na Pousada do Dragão Verde – sim, também podemos ir beber à famosa pousada! – foi simplesmente inesquecível!
Explorar Hobbiton: Uma Viagem ao Coração da Terra Média
Visitar Hobbiton, na Nova Zelândia, é como entrar diretamente no mundo de J.R.R. Tolkien. Para os fãs de O Senhor dos Anéis e O Hobbit, esta é uma experiência absolutamente mágica. Mas mesmo para aqueles que podem não estar tão familiarizados com as histórias, o local oferece uma viagem única por um cenário deslumbrante, cheio de detalhes encantadores.
A História de Hobbiton
O local que hoje abriga Hobbiton fica dentro de uma quinta particular na região de Waikato, na Ilha Norte da Nova Zelândia, mais especificamente em Matamata. A escolha do local foi feita pelo realizador Peter Jackson, que sobrevoava o país em busca do cenário perfeito para o Condado (The Shire), lar dos hobbits. Foi então que a paisagem ondulada, cheia de colinas verdes e sem sinais de modernidade, chamou a atenção. Com a autorização da família Alexander, ainda atual proprietária da quinta, começou a construção do cenário para O Senhor dos Anéis, lançado no início dos anos 2000.
Na época, o set foi construído temporariamente, mas, devido ao sucesso dos filmes, foi reconstruído de forma definitiva para as gravações de O Hobbit (2012–2014). Hoje, Hobbiton é um dos pontos turísticos mais visitados da Nova Zelândia, atraindo milhares de visitantes todos os anos.
O passeio com a Cheeky Kiwi Travel começa no momento em que entramos no autocarro. Em toda a viagem são dadas curiosidades sobre os locais por onde estamos a passar até chegarmos a Hobbiton. A Cheeky Kiwi Travel é uma excelente opção, pois tem transportes a partir de Auckland ou de Rotorua. Chegados a Hobbiton, o passeio guiado oficial começa com os guias locais que são extraordinários.
O Que Se Visita em Hobbiton?
A sensação é realmente a de estar na Terra Média. O cenário é imersivo, e cada detalhe foi pensado para manter a autenticidade das produções.
O tour guiado por Hobbiton dura cerca de duas horas e inclui uma caminhada pelos caminhos verdejantes do Condado, onde se encontram 44 casas de hobbits espalhadas pelas colinas verdejantes. As casas são construídas com detalhes encantadores, incluindo portas arredondadas, janelas pequenas, jardins floridos e as roupas minúsculas na corda a secarem ao vento. Não querendo desvendar muito, para não estragar supresas posso dizer que entre as áreas mais icónicas estão:
• A casa de Bilbo e Frodo Baggins: a famosa casa de “número 1”, no topo de uma colina, com uma vista espetacular do Condado The Shire. E uma árvore gigante no topo que tem uma história engraçada!
• O mercado e as hortas dos hobbits, cheios de frutas, legumes e ferramentas que parecem saídas diretamente dos livros.
• A Pousada do Dragão Verde (The Green Dragon Inn) onde terminamos a visitar com a prova de cerveja artesanal exclusiva de Hobbiton, como a famosa “Southfarthing Ale” (ou cidra).
• A Ponte de Pedra e o moinho, que são cenários perfeitos para fotografias.
Embora a maioria das casas sejam apenas fachadas externas, como já referi há duas que permitem uma visita ao interior. E nestas casas tudo foi decorado ao pormenor! Estão incríveis!
O Que Torna Hobbiton Tão Mágico?
Hobbiton é um lugar especial porque consegue transportar os visitantes para outro mundo. A atenção aos detalhes é impressionante: desde a textura das portas até os pequenos objetos espalhados pelos jardins, tudo parece autêntico. Além disso, o facto de o cenário estar localizado num ambiente natural e intocado torna a experiência ainda mais imersiva.
Outro fator que torna Hobbiton inesquecível é a paixão dos guias turísticos. Eles não apenas compartilham factos sobre os filmes, mas também contam histórias dos bastidores, como as dificuldades de filmagem e os segredos de produção. Isso, para mim, é uma das mais-valias do tour!
Por fim, a possibilidade de terminar o passeio com uma bebida na Pousada do Dragão Verde, sentimo-nos um verdadeiro hobbit (ou amigo visitante, vá!), é o toque final perfeito para essa experiência única.
NÃO ESQUECER
*Já sabes que podes comprar artigos da marca ©Viaje Comigo? Com inúmeros artigos de viagem! 😀*
E podes seguir a loja no Instagram também ViajeComigo.Store
*
– Está à procura de outros alojamentos para a viagem? Pesquise e reserve aqui
*
COMPRA DE VOOS: Para comprar os voos da viagem, clique aqui
*
– Precisa de um e-Sim para a viagem? Compre aqui online e obtenha 5% desconto com o cupão ViajeComigo – para ficar sempre contactável em viagem, com dados ilimitados.
Se preferires a AirAlo que também tem e-Sim para vários países e fores novo cliente, usa o código SUSANA3790 para teres 3$ de desconto na primeira compra.
*
Precisa de SEGURO DE VIAGEM? Ao ir por este link tem, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto com a Heymondo! Viaje em segurança!
*
O que vai visitar? Marque as atividades online, para não perder tempo nas filas… ou ficar sem o seu lugar! Clica aqui.
*
Queres ter alojamento gratuito, em troca de Trabalho voluntário?
*
Sugerimos a Consulta do Viajante Online marcada através deste link.
*
E segue-nos no Instagram, Facebook, TikTok, Pinterest e YouTube.