Apelidado do Vale da Lua, o Wadi Rum (Uádi de Rum) fica a sul da Jordânia. É rodeado por montes que foram recortados por águas, apesar de ter um aspeto de deserto. E é esse seu ambiente que o faz ser escolhido como cenário para inúmeras películas. Algumas das mais conhecidas são “Star Wars”, “Perdido em Marte” e “Lawrence das Arábias”, por exemplo.
Visitei este deserto, aquando do tour de três dias que fiz na Jordânia – a partir de Israel – e a viagem incluiu também a belíssima Petra, e a incrível Jerash (ou Gerasa, nome dado durante a ocupação romana), onde ainda tantos achados e ruínas continuam quase intactos e mostram a grandeza deste local noutros tempos.
– ROTEIRO DE 3 DIAS NA JORDÂNIA
– NO VALE DA LUA: WADI RUM, JORDÂNIA
– O PASSADO ROMANO DE JERASH (GERASA), JORDÂNIA
– A DESLUMBRANTE E MISTERIOSA PETRA, NA JORDÂNIA
– VISITAR ISRAEL
Um Uádi (Wadi) é um vale recortado pelas águas, na estação das chuvas, mas que fica totalmente seco e desértico no resto do ano. Fiz um passeio de jipe pelo Vale da Lua que já foi ocupado por muitas civilizações na Pré-História, algo atestado pela descobertas de figuras rupestres, gravadas nas rochas.
O passeio de jipe foi-nos mostrando alguns pontos panorâmicos de Wadi Rum e dá para perceber que tem apostado no turismo e que tem crescido bastante nesse campo. No meio do nada, veem-se os alvéolos brancos que podem ser acampamentos ou restaurantes ,que acolhem grupos de turistas. Parámos para beber um chá, numa tenda, ao lado de uma rocha onde estão gravadas caras ligadas ao filme “Lawrence das Arábias”.
O Wadi Rum tornou-se um dos locais mais turísticos da Jordânia e as aventuras escritas de T.E. Lawrence*, apelidado de Lawrence das Arábias, na I Guerra Mundial, fizeram com que se tornasse mais conhecido, existindo inúmeras referências na sua obra autobiográfica “Sete Pilares da Sabedoria”. *Thomas Edward Lawrence foi um arqueólogo, militar, diplomata, agente secreto e escritor britânico (1888-1935) que se tornou conhecido pelo seu papel durante a Revolta Árabe de 1916-1918.
É aqui, em Wadi Rum, que está o segundo pico mais alto do país: o Jabal Rum com 1.734 metros acima do nível do mar. Diz-se que, num dia de céu limpo, é possível ver-se o Mar Vermelho.
Como já tinha referido, esta área tem sido usada para cenário de inúmeros filmes e poderá ter começado com o “Lawrence da Arábia” de 1962, que mostrou esta beleza natural ao mundo.
Outros filmes:
– Indiana Jones e a Última Cruzada (1989)
– Paixão no Deserto (1998)
– Planeta Vermelho (2000)
– Transformers: Revenge of the Fallen (2009)
– A Trilha do Incenso (2009)
– Prometheus (2012)
– Perdido em Marte (2015)
– Rogue One: A Star Wars Story (2017)
– Star Wars: Episode IX – The Rise of Skywalker (2019)