Annca © Pixabay Annca © Pixabay
Publicado em Janeiro 26, 2019

Celebrar o Carnaval em Portugal

Festas Anuais [ Carnaval ]

Cada vez mais, o Carnaval em Portugal é uma grande festa em que várias cidades apostam, para atrair os foliões. Celebrar nas ruas, em pleno inverno, é quase uma loucura… mas é uma loucura boa! E se algumas terras já têm tradições seculares, outras têm fomentado uma nova tradição, com uma festa rija. O objectivo é sempre o mesmo: muita diversão! Tal como a conhecida frase: “A vida são dois dias, o Carnaval são três.”

Mas, afinal, além dos bares e discotecas, onde pode ir celebrar o Carnaval? Já são muitas as cidades em Portugal que contam com desfiles, tanto para adultos brincarem, como também para crianças.

A origem da data: o Entrudo é uma festa pagã que se comemora sempre numa terça-feira, 47 dias antes do domingo de Páscoa. Em Portugal, esse dia não é um feriado oficial, o que significa que cada câmara decide, se é feriado ou não, e cada empresa também decide se dá o dia ou não aos funcionários.

Apesar de o Entrudo ser numa terça-feira, a maior parte das festas começam no sábado e domingo anteriores. E na segunda-feira à noite é quando os bares e e discotecas se enchem de foliões, mascarados a rigor. Em alguns locais há, inclusive, prémios para as melhores fantasias de Carnaval.

No entanto, o Entrudo poderá ser celebrado de outra forma noutras terras. O “Enterro”, geralmente sobre algum assunto atual, é uma espécie de cortejo fúnebre com direito a “carpideiras” a acompanhar. E vai-se enterrar esse assunto! Também poderá ser celebrado com roupas velhas e a cara escondida com máscaras. E, por vezes, tem os Zés Pereiras, com bombos, Cabeçudos e Gigantones pela ruas.

– Está à procura de hotéis para a sua viagem no Carnaval? Pesquise aqui

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida
Casa do Careto -Podence - Macedo de Cavaleiros © Viaje Comigo

Casa do Careto -Podence – Macedo de Cavaleiros © Viaje Comigo

HISTÓRIA DO CARNAVAL

Primeiro, era um agradecimento pelas boas colheitas. Foi assim que o Carnaval surgiu na sociedade grega, nos anos 600 e 520 a.C.. Depois de Cristo, o Carnaval foi adotado pela Igreja Católica como um período de jejum de carnes, antes da Quaresma. Era um dia de festa e de manjares antes de se iniciar o jejum.

Em Portugal, a tradição de Carnaval passa muito por os foliões se mascararem de forma irónica, divertida e até como forma de brincar ou crítica social com temas da atualidade. Uns preferem vestir-se de personagens de cinema ou séries, personalidades conhecidas ou desenhos animados. Muito humor e sátira para dias muito divertidos. “É Carnaval, ninguém leva a mal!”, diz-se.

Os carros alegóricos – também construídos durante muitos meses – têm uma carga satírica e divertida… e passam nas ruas, com música a animar, tantos os que desfilam com os que assistem. Por vezes, os desfiles de Carnaval podem ser padrinhos ou madrinhas nos desfiles, que são normalmente personalidades conhecidas.

Também muitas cidades fazem os desfiles especiais para as crianças se fantasiarem e divertirem. Aliás, hoje em dia, muitas crianças vão já vestidas para as festas de Carnaval, nas escolas.

DESFILES DE CARNAVAL EM PORTUGAL

Nota: em todos estes locais de festas de Carnaval  existem inúmeros condicionamentos de trânsito – porque os desfiles ficam fechadas devido aos desfiles -, por isso, se estiver a pensar em levar carro até lá, verifique antes onde poderá deixar a viatura e poupar-se a muitas voltas desnecessárias.

– Macedo de Cavaleiros
Em Podence, tem lugar um dos mais tradicionais Carnavais: o Entrudo Chocalheiro. Diz ser o Carnaval mais genuíno de Portugal. São quatro dias de animação, à volta dos Caretos de Podence. O som dos chocalhos é o que se ouve, agitados pelas personagens dos Caretos, que se metem com os transeuntes, batendo forte os chocalhos.

– Lamego
Em Lazarim, o Carnaval celebra-se também de forma tradicional, com personagens a usarem as máscaras de madeira e a passearem-se pelas ruas. As máscaras de demónios e caretos são as estrelas da festa e um dos pontos altos é a leitura dos testamentos da comadre e do compadre na terça-feira de Carnaval.

– Vila Nova de Famalicão
Está a crescer, de ano para ano, o Carnaval desta cidade. O Carnaval de Vila Nova de Famalicão celebra-se na véspera, na noite de segunda para terça-feira, com cada vez mais milhares de pessoas nas ruas. A única regra é ir fantasiado e entrar na festa!

– Está à procura de hotéis para a sua viagem no Carnaval? Pesquise aqui

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida
Carnaval de Famalicao © Direitos Reservados

Carnaval de Famalicão © Direitos Reservados

– Canas de Senhorim
Este Carnaval, do concelho de Nelas, conta com uma história secular que põe dois bairros, o Paço e o Rossio, a desfilar em despique. Há marchas carnavalescas a percorrer as ruas e quem for o mais animado ganha. Uma das brincadeiras dos foliões é pôr farinha nas raparigas.

– Ovar
Lembra-se da frase “A vida são 2 dias, o Carnaval 3”. A festa do Carnaval de Ovar dura 10 dias! Até à terça-feira de Carnaval há desfiles e corsos carnavalescos todos os dias, acompanhados com atividades ligadas à festa. É um dos Carnavais mais populares de Portugal.

– Estarreja
Durante vários dias há festa e desfiles, para crianças e adultos. Há Escolas de Samba a desfilar e a participação de mais de 1400 figurantes e dançarinos.

– Mealhada
Também conta com desfiles para crianças e adultos e a participação de milhares de figurantes e muita gente a dançar.

– Figueira da Foz
O Carnaval de Buarcos tem escolas de samba a desfilar de noite e de dia. Há sempre festa nas ruas, durante vários dias.

– Nazaré
Os desfiles tomam conta desta vila piscatória. Além de desfiles do Carnaval das crianças, há também um desfile noturno e dois desfiles principais: de domingo e de terça-feira.

– Alcobaça
Diz ser o “Carnaval mais brasileiro de Portugal”, com cinco dias de festas com muito samba à mistura. As ruas enchem-se de foliões que aproveitam também para mostrar as suas fantasias de Carnaval.

– Torres Vedras
É também um dos Carnavais mais populares de Portugal e muito provavelmente o maior. Três das tradições deste Carnaval são os Cabeçudos; as Matrafonas, que são homens vestidos de mulheres; e as Marias Cachuchas, que são mulheres vestidas de homens.

– Sesimbra
O ambiente do Carnaval do Brasil vai parar a Sesimbra, onde os fatos dos desfiles puxam pelo tempo quente. Há desfiles com escolas de samba e grupos que levam a sério o trabalhos dos corsos carnavalescos.

– Loulé
Os carros alegóricos passam nas ruas de Loulé, acompanhados por escolas de samba.

– Funchal, Madeira
Há festas em quase todos os hotéis, restaurantes e bares. Nas ruas do Funchal há desfiles com carros alegóricos. Geralmente as festas na ilha duram quatro dias e sempre com muita animação.

– Está à procura de hotéis para a sua viagem no Carnaval? Pesquise aqui

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida
Carnaval de Famalicão © Direitos Reservados

Carnaval de Famalicão © Direitos Reservados

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo