Portas duplas de S. Francisco ou da Cruz - Almeida - Portugal © Viaje Comigo Portas duplas de S. Francisco ou da Cruz - Almeida - Portugal © Viaje Comigo
Publicado em Maio 8, 2018

Dias 18 e 19 de maio: reconstituição histórica “1810 e os mistérios da Queda de Almeida”

Centro/ Portugal [ Aldeias Históricas de Portugal/ Almeida/ Guarda ]

Vamos recuar até 1810 e descobrir quais os mistérios da Queda de Almeida? Nos dias 18 e 19 de maio, o evento promete a animar a vila de Almeida – uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal e a proposta é a de revisitar a História de Almeida, reforçada num dos seus episódios mais marcantes: a explosão do Castelo a 26 de Agosto de 1810, que terminou com a capitulação da Praça às mãos dos franceses. Hoje em dia, pode ver as ruínas do que restou do castelo. E aproveite para seguir as 20 razões para visitar Almeida – leia aqui.

Ruínas do Castelo de Almeida - Portugal © Viaje Comigo

Ruínas do Castelo de Almeida – Portugal © Viaje Comigo

Portas Duplas de Santo António - Almeida - Portugal © Viaje Comigo

Portas Duplas de Santo António – Almeida – Portugal © Viaje Comigo

Tamanho episódio acabou por ditar também a condenação do Tenente-Rei Francisco Bernardo da Costa e Almeida “por cometer fraqueza e mostrar desânimo”, cabendo-lhe assim a pena de morte: “naquele dia, 12 de Agosto de 1812, sob escolta e a pé, o tenente-rei seguiu do Castelo até campo de Ourique, onde foi arcabuzado, vitima inocente imolada à intriga, à lisonja de uns e ao interesse de outros”.

Se Almeida já é conhecida por uma das melhores (e maiores) reconstituições históricas (que costuma acontecer no último fim de semana de agosto) este evento sobre a “Queda de Almeida” está também baseado em factos históricos e repleto de pequenas histórias.

E também a temática da gastronomia de época vai estar aliada à gastronomia contemporânea e vai ser explorada num misto de sabores e saberes, no menu da ceia oferecida pelo Tenente-Rei aos seus convivas, pondo a descoberto novos paladares que foram surgindo ao longo dos tempos.

A doçaria tradicional também terá o seu lugar de destaque, num piquenique da época de oitocentos, onde o cabaz que traz iguarias doces e outros petiscos… acompanhados de histórias dos dias tranquilos de paz, de uma vila marcada pela Guerra.

As ações e atividades são realizadas, na sua maioria, na rua, por isso, será aconselhável levar sapatos confortáveis e agasalho. Veja o programa pormenorizado mais abaixo:

Ruínas do Castelo de Almeida - Portugal © Viaje Comigo

Ruínas do Castelo de Almeida – Portugal © Viaje Comigo

Museu Histórico-Militar de Almeida - Portugal © Viaje Comigo

Museu Histórico-Militar de Almeida – Portugal © Viaje Comigo

DIAS 18 E 19 DE MAIO – PROGRAMA “1810 E OS MISTÉRIOS DA QUEDA DE ALMEIDA”

Dia 18 de Maio, sexta-feira

14h00 – Museu de Portas Abertas: Exposição Temporária: Contributos para a história local: O Tenente-Rei Francisco Bernardo da Costa e Almeida, e a sua injusta condenação! MHMA

20h30 – À Mesa com o Tenente Rei nos Quartéis Velhos, um receituário revisitado – Museu Histórico-Militar de Almeida – MHMA. (As inscrições para este jantar são limitadas aos lugares existentes. Marcações através do telefone 271 571 229 (MHMA)). Realiza-se nas casamatas, caso as condições atmosféricas o permitam, o sítio alternativo, se porventura tal não se verificar, é a Porta Interior de Santo António.

22h30 – Beberete e Sarau cultural de contos, canções… e um soldadinho” (MHMA- Museu Histórico-Militar de Almeida)

Dia 19 de Maio, sábado

10h00/12h00 – “Há cheiros doces no arsenal, a biscoitos, esquecidos e filhoses!” (Workshop de doçaria tradicional local) – Picadeiro (Com inscrição através do telefone: 271 571 700 (BMMNR))

14h30 – Massena Ad Portas – Jogos de Simulação (CEAMA – Centro de Estudos de Arquitectura Militar)

16h 30 – Piquenique no jardim, ao entardecer para Damas e Cavalheiros (Bte. de S. Pedro) (Inscrições Limitadas aos lugares existentes. Marcações através do telefone 271 571 229 (MHMA – Museu Histórico-Militar de Almeida))
– Comeres e Beberes com história
– Danças oitocentistas (oficina)
– Jogos e outras diversões

18h30 – In Memoriam, concerto em memória do Tenente-Rei e de outros tantos como ele, pelo Orfeão de Condeixa-a-Nova (Igreja Matriz de Almeida)

21h00 – Visita encenada: Alma d`Almeida (2 percursos) – (início da visita na Praça da República)

Almeida - Portugal © Viaje Comigo

Almeida – Portugal © Viaje Comigo

E as festas nas Aldeias Históricas prolongam-se até dezembro. Depois de Almeida, o ciclo “12 em Rede | Aldeias em Festa” prossegue com eventos nas restantes Aldeias: Sortelha (1 e 2 de junho), Linhares da Beira (13 a 15 de julho), Marialva (20 a 22 de julho), Castelo Novo (27 a 29 de julho), Castelo Rodrigo (31 de agosto e 1 de setembro), Castelo Mendo (14 e 15 de setembro), Trancoso (5 a 7 de outubro), Idanha-a-Velha (1 a 4 de novembro), Monsanto (9 a 11 de novembro) e, finalmente, Belmonte (7 a 9 de dezembro).

Sobre o ciclo “12 em Rede | Aldeias em Festa”:

Música, gastronomia, animação de rua, História e estórias, oficinas e muita, muita festa são os traços comuns que vão ligar as 12 Aldeias Históricas de Portugal, cada uma com a sua personalidade característica e singular, mas que em conjunto oferecem experiências únicas a quem os visita.

Como ponto de partida da iniciativa “12 em Rede | Aldeias em Festa” está sempre algo que pertence à memória coletiva de cada aldeia. Tanto pode ser uma personagem, uma lenda ou um conto tradicional, como um acontecimento histórico ou um elemento patrimonial. As histórias e estórias das Aldeias Históricas de Portugal vão sair dos livros e do imaginário da comunidade. São símbolos distintivos e únicos, intimamente ligados a cada aldeia, que se transformam em programas com múltiplos pontos de interesse, capazes de criar recordações inesquecíveis nos habitantes e em quem vem de visita.

Almeida - Portugal © Viaje Comigo

Almeida – Portugal © Viaje Comigo

©Aldeias Históricas Portugal

©Aldeias Históricas Portugal

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo