Este é provavelmente um dos locais menos turísticos do Sri Lanka… pelo menos para já! Em Pitawala Pathana, há montes com trilhos fáceis, que nos levam a escarpas, com paisagens de cortar a respiração – fica junto da estrada Rattota – Illukkumbura, no distrito de Matale, a 865 metros de altura. Chamam-lhe o Mini Fim do Mundo.
Pitawala Pathana é uma rocha gigante coberta de vegetação que dá pastagem a alguns animais. Encontramo-los por lá, quando fomos fazer o nosso passeios. Muitas espécies endémicas de plantas – há muitos cursos de água que passam por cima das rochas – e animais são encontradas pelo caminho, como um sapo da cor das pedras escuras.
O Mini Fim do Mundo tem uma trilha de menos de um quilómetro, que vai levar o visitante até à escarpa profunda de Pitawala Pathana. As vistas são deslumbrantes para o Parque Nacional Knuckles, que é Património Mundial da UNESCO. É uma pequena versão Fim do Mundo em Horton Plains, também no Sri Lanka, com escarpas mais altas e perigosas.
Encontrámos um jovem casal – habitantes desta região – que estava a fazer uma sessão fotográfica. Podia ter tido maior sorte com o tempo – estava bastante nublado – mas, mesmo assim, as fotografias certamente que vão ficar espetaculares, com aquele cenário.
Depois da visita ao monte, fomos com o nosso guia, o senhor Loku Banda, almoçar a casa dele. Não há dinheiro que pague isto. A melhor experiência é mesmo ir a casa dos locais e poder provar da sua comida caseira. Foi um almoço maravilhoso, numa casa simples, com casa de banho no exterior. Infelizmente para vocês ele só faz isto com quem vai com convidados do Turismo Oficial do Sri Lanka, que foi o nosso caso. Sorte a nossa!
Desafio 2017 – #333 Uma fotografia por dia…
Em 2017 tenho este desafio… colocar uma fotografia por dia, aqui no Viaje Comigo, relatando a história que está por detrás da mesma. Veja aqui outras imagens e outras histórias da rubrica “Uma fotografia por dia…”. Boas viagens!