Avenida SushiCafe Lisboa © Viaje Comigo Avenida SushiCafe Lisboa © Viaje Comigo
Publicado em Novembro 21, 2017

Restaurante Avenida SushiCafé, Lisboa

Gastronomia [ Lisboa/ Restaurantes/ Restaurantes Lisboa ]

Entrar no Avenida SushiCafé, em Lisboa, é entrar no mundo da gastronomia japonesa, pura e reinventada. O chef Daniel Rente elaborou um novo menu com “mais criação, mas a caminhada continua a fazer-se por um trilho muito próximo ao do sushi tradicional, com pratos de essência, aos quais se junta um toque de sofisticação, tanto no sabor como na apresentação”. “Irashaimase”, que é como quem diz em japonês… “Bem-vindo”.

Sushi Café Avenida © Viaje Comigo

Avenida SushiCafé © Viaje Comigo

Avenida SushiCafe Lisboa © Viaje Comigo

Avenida SushiCafe Lisboa © Viaje Comigo

Na nova carta a oferta é ainda maior e passa, por exemplo, a incluir 25 proteínas do mar, mais dez do que anteriormente. O objetivo? O sushiman do Avenida SushiCafé quer que os clientes possam descobrir novos sabores. Na última visita ao espaço, experimentei o Menu de Degustação, composto por oito pratos, que é perfeito para quem quer ficar a conhecer muitas das novidades. Em alternativa ao menu de degustação, tem a escolha à carta, dividida pelas categorias de sushi, sashimi, tataki, usuzukuri, nigiri, gunkan e maki e originais sobremesas.

Avenida SushiCafe Lisboa © Viaje Comigo

Hammachi Sashimi – Avenida SushiCafe Lisboa © Viaje Comigo

Mas, voltemos ao Menu de Degustação que provei. Comecei pelo Hammachi Sashimi que traz Lírio australiano em sashimi, salada de salicórnia e wakame, vinagrete de pesto e sal negro do Hawai. Se os sabores desta conjugação já estavam excelentes os pratos seguintes foram em crescendo de qualidade.

Avenida SushiCafe Lisboa © Viaje Comigo

Himalayan Salt Rock Sashimi – Avenida SushiCafe Lisboa © Viaje Comigo

Seguiu-se o Himalayan Salt Rock Sashimi com chutoro com cebola caramelizada, kizami wasabi e maracujá sobre pedra de sal rosa dos Himalaias (uma pedra que “coze” levemente o peixe). Se a criatividade da apresentação (e os olhos também comem!) é importante, o próximo prato demonstra muito estudo para manter a frescura da massa estaladiça, no Tártaro de Atum em mil folhas de pergamena com kimchi.

Tártaro de atum em mil folhas - Avenida SushiCafe Lisboa © Viaje Comigo

Tártaro de atum em mil folhas – Avenida SushiCafe Lisboa © Viaje Comigo

Tuna Foie - Avenida SushiCafe Lisboa © Viaje Comigo

Tuna Foie – Avenida SushiCafe Lisboa © Viaje Comigo

Servidos em diferentes momentos, os pratos vão chegando à mesa para suaves provas. Vá sem pressas para experimentar este menu de degustação (servido apenas a partir de duas pessoas ou múltiplos de dois). Seguiu-se o Tuna Foie: Gunkan de Atum com Foie gras e cebola roxa caramelizada. Perfeito. (Comia mais deste!)

Waggu truffle tataki - Avenida SushiCafe Lisboa © Viaje Comigo

Waggu truffle tataki – Avenida SushiCafe Lisboa © Viaje Comigo

Chega depois o Waggu Truffle, que é um tataki de vazia de Waggu com trufa e tempura de shimeji. Um dos meus preferidos. E a esse segiu-se a prova do Apple Maki: rolo de salmão, camarão em tempura, com maçã (desidratada), açúcar demerara e molho teryaki.

Rolo de salmão e maçã desidratada - Avenida SushiCafe Lisboa © Viaje Comigo

Rolo de salmão e maçã desidratada – Avenida SushiCafe Lisboa © Viaje Comigo

Vem depois a bonita taça de sashimi – Otsukuri – num combinado de peixes variados (atum, salmão, carapau, corvina, vieira, camarão de água doce, robalo, ostras da Ria Formosa e ovas de salmão) e outros mariscos da nossa costa, servidos sobre gelo e decorado com flores.

Taça de sashimi - Avenida SushiCafe Lisboa © Viaje Comigo

Taça de sashimi – Avenida SushiCafe Lisboa © Viaje Comigo

Acabaram-se as provas dos pratos salgados para se passar aos doces. Vieram duas provocações, para gulosos como eu… e tenho dificuldade em escolher qual dos dois gostei mais. O Sundae Miso: é um gelado de nata com caramelo de miso, crumble de oreo e biscoito de waffle. Soberbo! Mas, a Kabotcha Cheesecake foi a surpresa, tanto no aspeto (aquela explosão laranja no prato!) como no sabor: um suave cheesecake de doce de abóbora e canela, com pevides crocantes. Partilhámos e ambas são enormes… nem consegui acabar a minha.

Avenida SushiCafe Lisboa © Viaje Comigo

Kabotcha Cheesecake- Avenida SushiCafe Lisboa © Viaje Comigo

Sundae Miso - Avenida SushiCafe Lisboa © Viaje Comigo

Sundae Miso – Avenida SushiCafe Lisboa © Viaje Comigo

Neste restaurante, no centro da cidade, pode escolher ficar na sala da frente, onde está também a esplanada, ou numa sala mais reservada e acolhedora, na sala interior.
A decoração do SushiCafé Avenida é muito moderna e cosmopolita tal como a criatividade apresentada nos seus pratos. O serviço à mesa é ótimo – toda a equipa está de parabéns.

Se preferir outros pratos, pode ver aqui toda a ementa do Avenida SushiCafé.

Avenida SushiCafe Lisboa © Viaje Comigo

Avenida SushiCafe Lisboa © Viaje Comigo

INFORMAÇÃO

SushiCafé Avenida
Morada: Rua Barata Salgueiro 28, Lisboa
Telefone: +351 914 859 526
Horário: almoço: 12h30 às 15h30 (segunda a sábado); jantar: 19h30 às 00h00 (segunda a quinta), 19h30 às 02h00 (sexta e sábado). Encerra aos domingos.
Menu de degustação: 65€/pessoa

Avenida SushiCafe Lisboa © Viaje Comigo

Avenida SushiCafe Lisboa © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo