Em França, quando visitei a cidade Orleães, estive sozinha a dar umas voltas no centro histórico. No meio de umas esplanadas, estava um músico com um realejo – uma caixa de música – inserindo cartões com furos, que depois, ao dar à manivela, produzem música. E convidou-me a cantar com ele.

Artista de rua, Jules Trottoir, em Orleães, Vale do Loire, França © Viaje Comigo
Eu ia a passar e ele abordou-me. “Queres participar no meu espetáculo?”.
Estava já uma rapariga com uns papéis na mão, ao meu lado, e não parava de rir. Também ela tinha sido resgatada pelo músico, e a sua ajudante, enquanto estava a passar na rua.
O músico prepara as música – com vários blocos em cima da mesa. Pega num caderno e enfia-o na máquina e vem até mim com uma letra em francês para cantarmos “La chansonnette”.
Disse-lhe que não conhecia e que era portuguesa… mas ia tentar.
Riu-se e disse que me ia sair bem.
Ri-me.
Fez a apresentação da música para todos os que estavam nas esplanadas e no momento em que começou a tocar, a rapariga ao meu lado recebe uma chamada no telemóvel e desaparece.
Fiquei eu sozinha, com a letra da música, de frente para o músico, a fazer o refrão.
E ele ficou tão contente.
O senhor Jules Trottoir – fui depois pesquisar – tem como missão animar qualquer público e as suas performances contam sempre com a participação de quem o está a ouvir. Podem ver isso no vídeo dele.

Artista de rua, Jules Trottoir, em Orleães, Vale do Loire, França © Viaje Comigo
Desafio 2017 – #320 Uma fotografia por dia…
Em 2017 tenho este desafio… colocar uma fotografia por dia, aqui no Viaje Comigo, relatando a história que está por detrás da mesma. Veja aqui outras imagens e outras histórias da rubrica “Uma fotografia por dia…”. Boas viagens!

Artista de rua, Jules Trottoir, em Orleães, Vale do Loire, França © Viaje Comigo