Mosaico de Miró em Barcelona © Viaje Comigo Mosaico de Miró em Barcelona © Viaje Comigo
Publicado em Setembro 23, 2017

Mosaico de Miró em Barcelona

Espanha/ Europa/ Notícias [ Barcelona/ Uma fotografia por dia... ]

Em Barcelona, na Pla de l’Ós da Rambla, sobressai uma pintura colorida na calçada que está no chão… o mosaico de Joan Miró. Sabe o que significa?

O mosaico de Joan Miró foi inaugurado em 23 de dezembro de 1976 e pretende dar as boas-vindas ao visitantes de Barcelona. Principalmente aos que chegam por mar e entram na Rambla –  que é visitada, todos os anos, por cerca de 78 milhões de pessoas – atravessando a avenida e passando pela estátua de Colombo, no porto.

Mosaico de Miró em Barcelona © Viaje Comigo

Mosaico de Miró em Barcelona © Viaje Comigo

O mosaico mede cerca de 65 m2 e é composto de pequenas peças, de 10 por 10 cm, em cinco cores: foram feitas pelas oficinas da Escofet e colocadas pela ceramista Joan Gardy-Artigas.

O que tem o mosaico desenhado? Tem uma forma circular – símbolo universal de totalidade e perfeição – e mostra uma flecha em direção ascendente, indicando ao visitante a forma de entrar na cidade. O mosaico tem três cores que se sobrepõem ao branco em pontos estratégicos: amarelo, azul e vermelho.

E este local foi o escolhido porque fica perto da Pasaje del Crèdit, onde Joan Miró nasceu 83 anos antes de fazer esta obra.

No aeroporto de Barcelona existe também um mural da autoria de Joan Miró e que também contou com a colaboração da ceramista Artigas.

Mosaico de Miró em Barcelona © Viaje Comigo

Mosaico de Miró em Barcelona © Viaje Comigo

Desafio 2017 – #266 Uma fotografia por dia…
Em 2017 tenho este desafio… colocar uma fotografia por dia, aqui no Viaje Comigo, relatando a história que está por detrás da mesma. Veja aqui outras imagens e outras histórias da rubrica “Uma fotografia por dia…”. Boas viagens!

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo