Quando estive em Alicante, Espanha, fui experimentar dois restaurantes bem diferentes: o Dar Sena, na marina, especialista em pratos de arroz, peixes e mariscos, e o Fondillón, um espaço gourmet que reinventa a cozinha valenciana e está situado num hotel de 5 estrelas.
Os pratos mais conhecidos da gastronomia de Alicante têm o arroz como elemento principal. O arroz alicantino, por exemplo, é dos mais tradicionais e leva azeite, pimento, alhos, verduras frescas e peixes; mas também há arroz de carne, arroz guisado, com peixes, mariscos, com galinha, legumes, etc.
Mas, afinal, em Alicante, onde ir e o que comer? Há restaurantes na marina, junto do porto; também na zona de bares e tapas, na famosa Rambla de Méndez Núñez; assim como há dos restaurantes de comida caseira aos gourmet, no centro histórico e na rua Castaños (e ruas vizinhas).
Das tradicionais tapas aos montaditos, pratos com atum, sardinha, gambas vermelhas, camarões, lagostim, lulas, salmonetes e ovas e arenques como aperitivos, são algumas das sugestões para provar.
Nas sobremesas de Alicante são típicos: os bolinhos de anis, a coca boba (biscoito mole e doce), as tâmaras e outros frutos secos, e o gelado de torrão de Jijona ou o chocolate de Villajoyosa, que é uma povoação vizinha.
Na marina de Alicante vai encontrar o Restaurante Dar Sena – aberto desde 1961 – onde o arroz é rei. Como entradas, foram propostos mexilhões cozidos ao vapor com loureiro e uma espécie de revueltos, com ovos, batata, presunto e cogumelos. São apenas algumas sugestões de entradas que também propõem tábuas de queijos, polvo e alcachofras fritas, por exemplo.
Na ementa vai ter os 20 arrozes da temporada para escolher e muitos deles vão mudando, durante o ano, de acordo com os produtos da época disponíveis.
Além disso, tem sugestões de peixes, de mariscos e de carne; um menu Alicantino e um menu de degustação (mínimo para duas pessoas) que lhe dá a provar várias especialidades, desde o arroz, claro, às gambas vermelhas, calamares e lombo de bacalhau.
Se preferir as tapas, ao jantar, servem (mínimo para 2 pessoas) com mexilhões, croquetas, salmonetes, etc.
Se vai com crianças, existe um menu especial pensado para os mais novos: com arroz da casa ou esparguete à bolonhesa, ou bife, com batatas e salada. Inclui bebidas e gelados ou tarte à sobremesa.
No centro histórico de Alicante, El Fondillón é um restaurante muito bonito que pertence ao Hospes Amérigo, um hotel de 5 estrelas. Está situado mesmo no meio das mais animadas ruas da cidade.
Tem uma sala interior, mas jantei numa parte exterior – o que, numa noite quente foi ótimo – num espaço decorado de forma muito elegante. Provei o Menu de Degustação: primeiro chegou uma salada de verduras e azeitonas negras; depois o arroz meloso de boletus; os canelonis de vitela com queijo gratinado; e o lombo de atum com sésamo e cremos de couve-flor; e, para a sobremesa, a tarte tatin de pêra.
Apesar de ter provado o menu de degustação, olhei para a ementa e vi uma série de pratos igualmente criativos que iam saindo para as outras mesas. E sim, sabe tudo tão bem quanto o aspeto: come-se com os olhos e boca! 😀
Apesar de o restaurante fazer parte do hotel, nem se sente isso. É mesmo como se fosse um local à parte. Um sítio muito agradável de se estar a comer e a conviver. Um espaço muito especial.
INFORMAÇÕES
Dar Sena
Marina Deportiva, Puerto de Alicante, Muelle Levante, 6, 03001 Alicante, Espanha
Telefone: +34 965 20 73 99
Site
El Fondillón
Calle Rafael Altamira, 7, 03002 Alicante, Espanha
Telefone: +34 965 14 65 70
Site
Desafio 2017 – #246 Uma fotografia por dia…
Em 2017 tenho este desafio… colocar uma fotografia por dia, aqui no Viaje Comigo, relatando a história que está por detrás da mesma. Veja aqui outras imagens e outras histórias da rubrica “Uma fotografia por dia…”. Boas viagens!