Na cidade do Porto, o Quarteirão das Artes – Porto Art District – é o nome dado à área que abrange várias ruas onde estão situadas dezenas de galerias de arte, como por exemplo a rua Miguel Bombarda (como artéria central) e as ruas vizinhas como a rua do Breyer, rua do Rosário, Adolfo Casais Monteiro ou D. Manuel II, por exemplo.
Alguns chamam-lhe, inclusive, o Soho do Porto já que inclui, além das muitas galerias de arte, uma série de lojas alternativas, de moda (com ateliês de estilistas) a decoração, gastronomia, antiguidades e não só. Todas bastantes diferentes do que estamos habituados a encontrar em locais mais comerciais.
Recordo-me de pouco mais haver do que a Rota do Chá, na rua Miguel Bombarda, mas, hoje em dia, há muitos mais espaços modernos que vendem artigos que não se vêem normalmente nas grande superfícies comerciais.
Além disso, há o Centro Comercial Bombarda também ele alternativo. As lojas são todas diferentes em conteúdo e com artigos que não se encontram facilmente noutros locais, como é o caso da Loja das Tábuas ou da Vertigo, com merchandising relacionado com cinema.
Na rua do Rosário está o Quintal Bioshop, um espaço onde se encontram produtos biológicos; na parte pedonal de Miguel Bombarda está uma das primeiras casas de hambúrgueres gourmet na cidade, a Bugo Art Burgers; e na Rua do Breyner está o multifacetado bar Breyer 85. Mas há muito mais!
Pela rua Miguel Bombarda pintaram agora as caixas de eletricidade, como forma de homenagem a alguns conhecidos artistas e pintores.
Quando há inaugurações simultâneas todas as galerias se unem e, no mesmo dia, planeiam atividades que animam o Quarteirão das Artes.
Desafio 2017 – #74 Uma fotografia por dia…
Em 2017 tenho este desafio… colocar uma fotografia por dia, aqui no Viaje Comigo, relatando a história que está por detrás da mesma. E o desafio vale também para os leitores que queiram partilhar connosco as suas histórias e imagens!
Veja aqui outras imagens e outras histórias da rubrica “Uma fotografia por dia…”. Boas viagens!