Veneza © Viaje Comigo
Publicado em Março 5, 2017

A história das gôndolas de Veneza, Itália

Europa/ Itália [ Uma fotografia por dia.../ Veneza ]

Em Veneza, as gôndolas são a mais típica embarcação que se pode encontrar. Apesar de terem sido meios de transporte para os habitantes, são agora um dos mais importantes pontos de atração turística. E têm uma história muito curiosa…

Aliás, também fazem parte dos passeios mais românticos que se pode ter nesta cidade italiana. Para sua comodidade, e poupar tempo em viagem, pode comprar o bilhete online para o passeio de gôndola.

As embarcações surgiram à volta do século XI, como forma de transporte básico, mas foram sofrendo algumas alterações ao longo dos séculos.

Já foram mais coloridas e a cada família, detentora de gôndola, era atribuída uma decoração que mostrava a sua posição social, riqueza e o seu poderio. No entanto, saiu depois uma lei que obrigava a que todas fossem pretas.

Muito curioso é o significado da ponta de ferro que será usada para arranjar um equilíbrio na embarcação. Mas que tem diversas representações, com os seis bairros da cidade: San Marco, San Polo, Santa Croce, Castello, Dorsoduro e Cannaregio. Uma outra parte representa um chapéu e outra a Ponte di Rialto, mas não é só… veja a imagem.

Ferro da gôndola - Direitos Reservados

Ferro da gôndola – Direitos Reservados

Hoje em dia são cerca de 500 as gôndolas que passeiam os turistas por Veneza.

Saiba mais sobre Veneza no Viaje Comigo.

Pode saber mais sobre a história da gôndola, aqui.

Desafio 2017 – #64 Uma fotografia por dia…
Em 2017 tenho este desafio… colocar uma fotografia por dia, aqui no Viaje Comigo, relatando a história que está por detrás da mesma. E o desafio vale também para os leitores que queiram partilhar connosco as suas histórias e imagens!

Veja aqui outras imagens e outras histórias da rubrica “Uma fotografia por dia…”. Boas viagens!

Veneza © Viaje Comigo

Veneza © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo