O bairro de Alfama, em Lisboa, é o mais antigo e um dos mais típicos da capital portuguesa. Em cada porta há uma casa de fados, ou mesmo na rua, junto de uma esplanada, e há em cada canto uma história para contar.
Há poucos meses, a passear por Alfama, onde tinha ficado alojada, reparei nesta imagem que está em destaque e que homenageia uma das habitantes deste bairro. Ao lado dela, a descrição:
“Alma de Alfama
Maria Argentina Ferreira
Falar no seu nome propõe de imediato a visita ao seu Restaurantes. Mesmo no começo do bairro, a “Porta de Alfama” é o sítio onde ouvimos a voz da Tininha. Orgulha-se de ter nascido em casa, na Rua de São Miguel, embora tenha crescido e brincado na Rua onde a vemos sempre, em São João da Praça”.
Ao ver esta imagem e legenda, fiquei intrigada com este projeto até porque vi, de longe, que existiam outras fotografias semelhantes. Pesquisei mais e encontrei a explicação:
“Vinte retratos fotográficos de moradores de Alfama identificam, desde o dia 12 de setembro, os locais que lhes estão associados – junto da sua residência, na sua rua ou nas esquinas onde são frequentemente vistos. As fotografias deste projeto “Alma de Alfama” são da autoria de Camilla Watson – uma fotógrafa inglesa há muito radicada no vizinho bairro da Mouraria onde, há alguns anos, procedeu a experiência semelhante” – informação retirada do site da Câmara Municipal de Lisboa.
Desafio 2017 – #58 Uma fotografia por dia…
Em 2017 tenho este desafio… colocar uma fotografia por dia, aqui no Viaje Comigo, relatando a história que está por detrás da mesma. E o desafio vale também para os leitores que queiram partilhar connosco as suas histórias e imagens!
Veja aqui outras imagens e outras histórias da rubrica “Uma fotografia por dia…”. Boas viagens!

Em Alfama – Lisboa © Viaje Comigo

Em Alfama – Lisboa © Viaje Comigo