Sistelo - Arcos de Valdevez © Viaje Comigo Sistelo - Arcos de Valdevez © Viaje Comigo
Publicado em Fevereiro 18, 2017

Vacas no caminho, Arcos de Valdevez

Portugal [ Arcos de Valdevez/ Uma fotografia por dia... ]

Deve ser por estar a ficar farta da vida esgotante das grandes cidades, que dou cada vez mais valor à vida em vilas e aldeias. As pessoas são mais afáveis, demora-se cinco minutos a chegar ao trabalho, temos legumes vendidos pelos próprios agricultores… e o único trânsito que apanhamos é o de gado no meio da estrada.

Há pouco, dizia-me uma mulher que morava em Lisboa, e se tinha mudado para uma pequena cidade do norte de Portugal, que os dias agora lhe rendiam imenso.
Fazia tudo o que queria e ainda lhe sobrava tempo. Quando sentiram isso pela última vez?
Eu trabalho a partir de casa 90% dos dias mas, mesmo quando saio de carro, sem ser em hora de ponta, apanho na mesma trânsito e filas.

Vacas na estrada - Sistelo - Arcos de Valdevez © Viaje Comigo

Vacas na estrada – Sistelo – Arcos de Valdevez © Viaje Comigo

A mesma mulher contou-me que demora cinco minutos a chegar ao trabalho, 12 se for a pé, nunca apanha trânsito e tem sempre lugar de estacionamento. E “quando os dias são maiores, nem sei o que fazer com tanto tempo que tenho. Quando estamos nas cidades, nem nos apercebemos e habituámo-nos a perder umas duas a três horas por dias nas deslocações, há stress até mas filas do supermercado… Aqui não há nada disso! No verão, saio do trabalho e ainda tenho tempo de ir ali à praia fluvial, relaxar… Há tempo para tudo.”

Depois de lerem isto tudo, pensarão que não sei quais os problemas de quem mora em cidades pequenas. Sei, sei bem disso tudo, até porque fazem questão de me contar quando lá estou em reportagem. E sei que estou mal habituada em ter tudo ao lado de casa… mas perde-se muita vida na cidade, também. E tempo. Perde-se muito do precioso tempo.

E perder tempo por perder, antes seja com o trânsito do gado na estrada… na aldeia de Sistelo, nos Arcos de Valdevez.

Estas amigas das fotografias iam no seu passo e não se incomodaram nada com a passagem do carro. Duas acabaram por se encostar à parede para deixar passar a viatura, mas uma terceira ficou “estacionada” no meio da estrada. Parou mesmo! E ainda foram uns bons cinco minutos em que ali ficou e eu só me ria.  Eu só tinha pressa por uma razão: queria tirar fotografias antes do sol se pôr!

Não adiantou buzinar (aliás, fiquei eu mais stressada com o barulho da buzina do que a vaca); decidi abrir o vidro e bati palmas muito alto e ela lá acabou por se afastar. Fica a dica.

Desafio 2017 – #49 Uma fotografia por dia…
Em 2017 tenho este desafio… colocar uma fotografia por dia, aqui no Viaje Comigo, relatando a história que está por detrás da mesma. E o desafio vale também para os leitores que queiram partilhar connosco as suas histórias e imagens!

Veja aqui outras imagens e outras histórias da rubrica “Uma fotografia por dia…”. Boas viagens!

Vacas na estrada - Sistelo - Arcos de Valdevez © Viaje Comigo

Vacas na estrada – Sistelo – Arcos de Valdevez © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo