Rita Branco no Caminho de Santiago © O Porto Encanta Rita Branco no Caminho de Santiago © O Porto Encanta
Publicado em Fevereiro 10, 2017

No caminho de Santiago, por Rita Branco

Espanha/ Europa [ Uma fotografia por dia... ]

Durante o ano de 2017 vou estar aqui, no Viaje Comigo, com este desafio de “Uma fotografia por dia”. A cada dia vão encontrar uma fotografia de viagem e a história que está por detrás da mesma. E também está aberto a histórias de outros viajantes.

Convidei a Rita Branco do blogue O Porto Encanta para também participar nesta rubrica e ela partilhou estas bonitas imagens e história, de quando fez o Caminho de Santiago.

As próximas palavras são as dela… e que bela história, que mostra que as viagens são também as pessoas que conhecemos pelo caminho!

“E no Caminho Português de Santiago, havia uma fonte… de inspiração!”

O Porto já estava quase 100 kms para trás. Há cinco dias que tínhamos partido da Sé Catedral, em direção a Santiago de Compostela, para fazermos uma viagem para a vida.
Eu e a minha parceira no projeto #duasBloggersumCaminho, Elena Passinger, austríaca e autora do blogue Creativelena, estávamos fazendo o Caminho (central) Português de Santiago e estávamos completamente encantadas!

Havíamos recém começado a sexta etapa. A belíssima vila de Ponte de Lima ficou para trás e tínhamos um grande desafio pela frente naquele dia.

Esta é conhecida como a etapa-rainha deste Caminho, porque é entre Ponte de Lima e Valença que se encontra a duríssima Serra da Labruja e seus mais de 400 metros de altitude. Dizem que, quem ultrapassa esta etapa, faz o restante do Caminho e já não acha dificuldade em mais nada.
Estávamos ansiosas. E, eis que de repente, aparece-nos à frente, uma senhora, muito idosa, com uma enxada no ombro e a sorrir…

É claro que pusemos-nos à conversa com ela.
Eram 10 da manhã e ela já estava de volta do trabalho.

– Está muito quente! Tenho que trabalhar a terra, cedo. Estou a pé desde as 6 horas. Já vou para casa, afinal hoje faço anos!
– Faz anos hoje??? Muitos parabéns! Podemos lhe dar um abraço??
– Claro que podem! Hoje faço 81!
– 81????????????
– Sim, ora façam as contas eu nasci em 1935… estamos em 2016… agora façam as contas!

Fizemos todas as perguntas e ela respondeu-nos com toda a vontade. Contou-nos um pouco da sua vida. E depois disse-nos: “Sigam! Está muito calor”.

– Podemos fazer uma foto com a senhora?
– Podem! Mas eu sou tão feia!

Mal ela sabia que foi a mulher mais linda que encontramos no nosso Caminho.
O nome dela? Esquecemos de perguntar. Mas, o nome é só um rótulo.
O que ficou, foi a essência daquela mulher de 81 anos que foi a nossa fonte de inspiração para enfrentarmos a Serra da Labuja.
E conseguimos!!

Pode ficar a saber mais sobre as aventuras da Rita e Elena no Caminho de Santiago aqui.

Desafio 2017 – #41 Uma fotografia por dia…
Em 2017 tenho este desafio… colocar uma fotografia por dia, aqui no Viaje Comigo, relatando a história que está por detrás da mesma. E o desafio vale também para os leitores que queiram partilhar connosco as suas histórias e imagens!

Veja aqui outras imagens e outras histórias da rubrica “Uma fotografia por dia…”. Boas viagens!

Rita e Elena no Caminho de Santiago © O Porto Encanta

Rita e Elena no Caminho de Santiago © O Porto Encanta

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo