Praia de São Rafael, Algarve © Viaje Comigo Praia de São Rafael, Algarve © Viaje Comigo
Publicado em Agosto 18, 2016

2016 é o melhor ano de sempre para o turismo do Algarve

Portugal [ Algarve ]

Ainda o mês de agosto está a meio e já se pode afirmar que 2016 vai ser o melhor ano de sempre para o turismo algarvio. Números que representam mais turistas e mais dormidas na região.

De acordo com Desidério Silva, Presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), “todos os indicadores mostram que 2016 será o ano mais forte do turismo algarvio”.

No total, foram mais de 870 mil novas dormidas na região algarvia nos primeiros seis meses de 2016. O mercado interno registou ainda um aumento de 4% nas dormidas no Algarve, totalizando cerca de 1,3 milhões de dormidas – dados do Instituto Nacional de Estatística.

Até junho, registaram-se cerca de 7,4 milhões de dormidas nos estabelecimentos hoteleiros algarvios, mais 13,3% face ao mesmo período do ano anterior. E só em junho, os proveitos totais verificaram um aumento de 19,8% face ao mesmo mês de 2015.

No que diz respeito ao Aeroporto de Faro, no primeiro semestre de 2016, recebeu mais de três milhões de passageiros (3.175.130 passageiros), um aumento de 18,6% relativamente a mesmo período do ano anterior – sendo o Reino Unido, Alemanha, Irlanda, Holanda e França os principais mercados emissores.

A Ryanair, Easyjet, Monarch, Transavia e Jet2.com são as companhias aéreas com maior número de passageiros processados, o que confirma a importância no desenvolvimento de ligações aéreas low cost para o Aeroporto de Faro.

As previsões para este verão, e para o outono também, são muito positivas, pois o setor hoteleiro algarvio já apresenta um elevado número de reservas de setembro a novembro.

“Registou-se um crescimento importante nos meses que antecipam o verão, uma época normalmente mais difícil em termos de ocupação para o Algarve. O verão está a correr muito bem, e os resultados de julho e agosto irão consolidar os bons resultados desta época balnear. Também é expectável que os meses de setembro, outubro e novembro registem uma taxa de ocupação mais elevada do que no ano transato”, explica Desidério Silva.

«Os indicadores do primeiro semestre de 2016 mostram de forma clara que a estratégia da Região para o desenvolvimento da sua oferta durante todo o ano, e não apenas no verão, está a dar frutos, pois já estamos a verificar um aumento significativo da procura em meses de época baixa. Estamos claramente a caminhar para um Algarve “de todo o ano”», conclui o presidente da RTA.

São Brás de Alportel

São Brás de Alportel © Viaje Comigo®

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo