Cracóvia, Praça do Mercado- Direitos Reservados
Publicado em Novembro 25, 2015

Jornadas Mundiais da Juventude 2016, em Cracóvia

Europa/ Polónia [ Cracóvia ]

As Jornadas Mundiais da Juventude, que se realizam entre os dias 26 e 31 de julho de 2016, vão realizar-se em Cracóvia, na Polónia, e vão contar com a presença do Papa Francisco.

O Município de Cracóvia e o Turismo da Polónia promoveram ontem a apresentação das Jornadas Mundiais da Juventude 2016, no Consulado da República da Polónia, em Vila Nova de Gaia, com o objetivo também de dar a conhecer a cidade de Cracóvia, não só enquanto anfitriã das Jornadas, mas também como um dos mais importantes centros de atração turística e cultural da Polónia.

Jornadas Mundiais da Juventude

As Jornadas Mundiais da Juventude são um evento religioso que foi instituído pelo Papa João Paulo II, em 1985. Com duração de cerca de uma semana, promovem eventos da Igreja Católica para e com jovens, reunindo milhões de católicos de todo o mundo.

Jornadas em Cracóvia

Jornadas Mundiais da Juventude 2016, em Cracóvia

O objetivo das jornadas é celebrar e aprender sobre a fé católica, de forma a divulgar a doutrina da Igreja e construir pontes de amizade e esperança entre continentes, povos e culturas, compartilhando a vivência da espiritualidade.

O evento é realizado numa cidade escolhida pelo Papa. Nos anos intercalares, as Jornadas são celebradas localmente, no Domingo de Ramos, pelas dioceses de todo o mundo. Para cada Jornada, o Papa sugere um tema, retirado de um versículo bíblico.

As maiores concentrações das Jornadas Mundiais de Juventude aconteceram em Manila (1995) e no Rio de Janeiro (2013), eventos em que participaram cerca de 4 milhões de pessoas. Sendo a Polónia um país de fortes tradições Católicas e o país Natal do Papa João Paulo II, estima-se que este número possa ser novamente alcançado.

Sobre Cracóvia

Cracóvia está localizada no sul da Polónia, nas margens do rio Vístula. Tem cerca de 853 mil habitantes e é considerada um dos principais centros culturais e turísticos da Polónia. O centro histórico de Cracóvia foi inscrito na primeira lista do Património Mundial da UNESCO, em 1978. Na cidade encontra-se uma das mais antigas e prestigiadas universidades da Europa, a Universidade Jaguelônica, assim como o famoso Santuário da Divina Misericórdia, visitado anualmente por dois milhões de peregrinos de todo o mundo, cujo símbolo é a imagem de Jesus pintada com base nas visões da Santa Faustina Kowalska.

Cracóvia é a cidade onde estudou, trabalhou e prestou serviço sacerdotal Karol Wojtyla, Papa João Paulo II. É desta cidade que Karol Wojtyla, sendo arcebispo de Cracóvia, partiu para o Conclave em que foi eleito Papa.

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo