The Portuguese Travel Cookbook - Starters at a restaurant in Evora, Portugal, 2014
Publicado em Outubro 6, 2015

Livro “Viagens pelas Receitas de Portugal”

Gastronomia [ Livros ]

É o mais recente livro sobre a gastronomia portuguesa e feito por alguém que sente a terra-mãe como poucos. Nelson Carvalheiro nasceu em Portugal, vive em Berlim, e é um profundo explorador da cultura e história portuguesas, assim como da sua gastronomia.

“Viagens pelas Receitas de Portugal” mostra-lhe a maneira como os portugueses dizem “Amo-te” através da gastronomia. E essa paixão está espelhada: “o livro é uma viagem pelo Portugal sempre fiel às suas origens”, diz o autor sobre a obra que lançou em parceria com a APTECE – Associação Portuguesa de Turismo e Culinária e Economia. A editora é a Caminho das Palavras.

Restaurante em Vila do Bispo, Portugal, 2014 © "Viagens pelas receitas de Portugal"

Restaurante em Vila do Bispo, Portugal, 2014 © “Viagens pelas receitas de Portugal”

No seu blogue homónimo, Nelson Carvalheiro explora também viagens gastronómicas, por todo o Portugal, e que agora estão em papel, neste livro que presta “homenagem aos verdadeiros bastiões da gastronomia portuguesa, mostrando um país orgulhoso da sua identidade e da sua herança culinária”.

Para a realização do livro, autor e fotógrafo, percorreram mais de 5 mil Km, em 32 dias, com entrevistas a pescadores, produtores, cozinheiros, donos de restaurantes e todos os que participaram na revelação dos segredos da cozinha portuguesa. Há história, há cultura, há viagens e há todo um turismo gastronómico que ainda pode crescer em Portugal.

No livro, que inclui mais de 50 receitas oriundas de todas as regiões do país, encontra de tudo um pouco, desde o Choco Frito à Setubalense, ao Cabrito Assado no Forno, à Açorda com Sabor a Marisco e Filetes de Peixe Galo, passando pelo Pão de Ló de Ovar até ao Licor de Cereja. E tanto mais há para descobrir neste livro.

“Porque é que a gastronomia é a nossa maior herança?”. Leia e vai perceber.

A VIAGEM
Durou 32 dias
5000 quilómetros
+300 Aldeias e Vilas
+60 restaurantes
+30 produtores, pescadores e agricultores
+250 pratos
+30.000 fotografias
+50 horas de gravação áudio, com entrevista a pescadores, produtores, etc

Preço do livro: 22€/edição em português; 25€/edição em inglês
Pode comprar online.

Livro "Viagens pelas Receitas de Portugal"

Livro “Viagens pelas Receitas de Portugal”

O AUTOR

Nelson Carvalheiro
Cresceu com os seus avós numa quinta de uma pequena aldeia no centro de Portugal e desde menino que aprendeu a importância da “Herança Gastronómica Portuguesa”.
Para ele, o maior valor e beleza de Portugal é o seu relativo anonimato no mundo das viagens. Um pequeno país no canto da Europa, ainda inexplorado, cru, fiel às suas raízes… Orgulhoso do seu património, da sua identidade e do seu carácter.
É este o Portugal que o Nelson ama e cujas histórias ele conta no “Viagens pelas Receitas de Portugal”.

O FOTÓGRAFO

Emanuele Siracusa
É um fotografo apaixonado por contar cativantes historias visuais de viagens, gastronomia e cultura. Fotografia é a sua paixão e a sua obsessão, mas acima de tudo o Emanuele procura a capacidade narrativa da fotografia nos trabalhos que faz.
Honestas, verdadeiras e que provocam pensamento… É isto que o Emanuele explorou na viagem que fez com o Nelson. Ser capaz de contar visualmente as histórias das pessoas, da terras e da gastronomia portuguesa.
Apesar de ser italiano, o Emanuele vive em Portugal, um país que ama profundamente.

Restaurante na Nazaré, Portugal, 2014 © "Viagens pelas receitas de Portugal"

Restaurante na Nazaré, Portugal, 2014 © “Viagens pelas receitas de Portugal”

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo