De 5 a 7 de junho, Albergaria-a-Velha recebe a 2ª edição do Festival Pão de Portugal, que vai reunir mais de 70 variedades de pão de 23 regiões. E um evento que reúne pães para todos os os gostos também tem tudo o que possa acompanhar: queijos, enchidos, compotas, etc.
Durante três dias a Quinta do Torreão vai receber dezenas de produtores de pão do país inteiro: de Trás-os-Montes ao Algarve, passando por Portalegre e Viseu, pelas ilhas Madeira e Açores.
E quando há um evento para o pão, não podem ficar de lado os mais doces como a regueifa doce, o pão de deus e o famoso pão-de-ló de Ovar.
Muito mais que um evento gastronómico, a iniciativa tem também uma vertente cultural, lúdica e pedagógica: vai ter apresentações de show cooking conduzidas pelo chef Hélio Loureiro, Luísa Ginoulhiac, do blog No Mundo de Luísa, e outros chefs, às Conversas com o Pão à Mesa com ilustres convidados, aos espetáculos musicais, à exposição que retrata o Ciclo do Pão com a curadoria do Museu do Pão, entre muitas outras animações para miúdos e graúdos.
Os mais novos terão ainda oportunidade de visitar o Camião Lúdico-Pedagógico do Museu do Pão, participar em várias atividades e pôr as “mãos na massa”, enquanto os pais podem provar os pães e recheios.
Mas, os adultos também podem aprender. É que Festival Pão de Portugal vai ter um espaço dedicado ao fabrico de pão ao vivo, com vários fornos e mesas de trabalho, onde todos os presentes poderão conhecer todos os passos para a confeção deste alimento.
História e Tradição
Albergaria-a-Velha tem uma grande tradição no fabrico do pão, sendo um dos concelhos que mais moinhos, moleiros e padeiros teve e tem.
A Rota dos Moinhos permite conhecer melhor a história desta herança e a intemporal Regueifa continua a fazer as delícias de quem por ali passa.
Reunindo os melhores padeiros, cozinheiros e chefs portugueses, este festival foi pensado para as famílias e para os amantes de pão e seus acompanhamentos.
Pães presentes no Festival (confirmados até à data)
70 Pães/ 23 Regiões
Albergaria – Regueifa de Canela; Regueifa de Ovos; Regueifa de Pão de Deus; Pão de Centeio; Baguete; Pão de Deus; Pão de Mistura; Pão com chouriço; Pão com Passas; Broa de milho; Pão-de-ló; Pão de Banana
Almeirim – Caralhotas
Açores – Bolo ázimo
Amarante – Pão de Padronelo
Arouca – Pão-de-Ló de Arouca
Aveiro – Regueifa Doce, Pão de Mistura, Papo-Seco
Bragança – Pão Transmontano, Pão de Trigo, Pão de Centeio, Folar Tradicional Transmontano, Bola de Carne
Castro Daire, Viseu – Bolo Podre, Broa de Milho simples, com sardinha petinga e entremeada; Bola de Carne
Évora – Pão de Cabeça Alentejano
Faro – Pão Sovado Grande
Feira – Fogaça da Feira, Regueifa da Feira, Caladinhos
Ílhavo – Padas de Vale de Ílhavo
Marco de Canaveses – Pão Podre
Madeira – Bolo do Caco
Mealhada – Pão Regional da Mealhada
Mirandela – Pão Mistura de Centeio Redondo, Folar de Carne, Bola de Carne, Pão com Chocolate, Pão com nozes e passas
Montalegre – Bicas de carne
Oliveira de Azeméis – Pão de Úl, Regueifa Doce
Ovar – Pão-de-ló
Rio Maior, Santarém – Broa de Milho Ribatejana, Pão de Rio Maior, Pão com Chouriço
Valongo – Regueifa de Cornos, Pão da Avó, Pada de Alfena, Pão Pomba, Regueifa
Valpaços – Folar
Vila Nova de Gaia – Broa de Avintes
INFORMAÇÕES
Horário
Sexta-feira – 5 de junho – 15h00 às 00h00
Sábado – Dia 6 de junho – 10h00 às 00h00
Domingo – Dia 7 de junho– 10h00 às 21h00
Mais informação em: www.festivalpaodeportugal.com