Lançamento dos vinhos São Matias, Dão
São lançados, neste mês de abril de 2015, os primeiros três vinhos da Casa São Matias. São vinhos da região do Dão, mais particularmente da Sub-Região da Serra da Estrela.
A Casa de São Matias lançou, para já, três vinhos: São Matias Branco 2014 (12 mil garrafas), São Matias Tinto 2012 (40 mil garrafas) e São Matias Reserva Tinto 2011 (edição limitada e numerada – 2934 unidades).
Na família Montenegro há seis gerações, a Casa de São Matias tem uma íntima ligação aos vinhos do Dão e quis – agora com António Montenegro (filho) à frente do projeto, com o apoio do patriarca António Montenegro – recuperar essa tradição

Futuramente vão apostar em vinhas próprias mas, para já, escolheram “as melhores uvas, a garantia de uma vinificação irrepreensível e o envolvimento de uma equipa de enologia experiente”, numa equipa que conta com o enólogo Francisco Gonçalves.
A ideia começou a fermentar em 2011 e agora decidiram lançar três vinhos que “refletem o terroir da região”, usando as castas do Dão. “Quero fazer vinhos para o consumidor e que sejam de fácil acesso para todos. Democratizar o vinho”, afirmou António Montenegro ao Viaje Comigo.
As vinhas usadas – de cinco produtores – são da Sub-Região da Serra da Estrela, localizadas entre os 450 e 500 metros de altitude, situadas entre Tourais e Vila Nova de Tazém, em solos graníticos.


São Matias Branco 2014
Castas: Encruzado, Malvasia Fina e Bical
Estágio: após a fermentação, o vinho estagiou nas cubas durante três meses com batonage.
Nota do enólogo: fresco e frutado, com notas de frutos de árvore como maçã ácida discreta, pêra e também lúcia lima. Excelente mineralidade e com uma acidez muito equilibrada. Apresenta um fim de boca exuberante, mas muito harmonioso.

São Matias Tinto 2012
Castas: Touriga Nacional, Jaen, Tinta Roriz e Alfrocheiro
Estágio: após a fermentação, foi trasfegado para um depósito inox, onde decantou naturalmente até à altura do engarrafamento.
Nota do enólogo: frutos pretos e vermelhos, um traço vegetal, flores, bem elegante e perfumado. Firme na boca, muito fresco, taninos finos, acidez no ponto, final longo e muito saboroso.

São Matias Reserva Tinto 2011
Castas: Touriga Nacional (60%) e Jaen (40%)
Estágio: este vinho estagiou em barricas de carvalho francês novas e usadas.
Nota do enólogo: perfil muito atrativo, que conjuga poder e elegância, com corpo cheio de taninos sólidos mas bem polidos pelo estagio em barricas de carvalho francês. Belas sugestões florais e de especiarias, com um fim de boca longo e distinto.





