Taberna da Esquina, S. Paulo
Publicado em Março 4, 2015

Taberna da Esquina, de Vítor Sobral, em São Paulo

Gastronomia [ Restaurantes/ São Paulo ]

Em S. Paulo há mais um espaço gastronómico com sabores portugueses e, desta vez, pela mão do chef Vítor Sobral. A Taberna da Esquina é conhecida pelos vinhos e petiscos feitos no carvão e com conservas portuguesas.

Nesta Tasca da Esquina – de decoração com pipas nas paredes, balcão de madeira e mármore de Estremoz no bar – o chef Vítor Sobral tem como chef-residente Mateus Correano. O espaço fica no cruzamento das ruas Bandeira Paulista com o Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, no Itaim-Bibi. As louças brancas são da marca portuguesa Vista Alegre e os copos e talheres de design português combinam com travessas de inox, inspiradas nas que são usadas nas populares tabernas portuguesas.

Taberna da Esquina - São Paulo

Taberna da Esquina – São Paulo

Segundo Vítor Sobral, o projeto quer “mostrar as várias receitas que podem ser feitas com os mesmos produtos” e tudo para partilhar, acompanhado por vinhos portugueses, alguns deles a copo, e cocktails e bebidas à base de vinhos, como o porto tónico e a sangria.

Algumas sugestões do menu: bolinho de arroz, pataniscas de bacalhau e legumes com creme de feijão-frade, assim como a orelha de porco e vinagrete de cebolas e coentros, na grelha. Entre as conservas portuguesas, servidas com um toque de criatividade, estão os filetes de cavala ligeiramente picantes com abacate e coentros.

Taberna da Esquina - São Paulo

Taberna da Esquina – São Paulo

O prato da casa é o bacalhau à taberneiro grelhado, preparado com pele e espinha, para manter-se suculenta. Para os que preferem carnes podem provar o Bife do Patrão – corte de fora da folha da alcatra servido mal passado. Cada prato acompanha uma guarnição a escolher de uma lista que traz sugestões como batata doce assada ou puré de grão de bico e feijão verde com amêndoa.

Para finalizar o menu, doces típicos portugueses como a Baba de Camelo e a Sopa Dourada, feita com castanha do Pará ao invés das amêndoas e ovos. Para acompanhar, o português café expresso Delta e licor Amendoeirinha ou Ginja de Óbidos.

Taberna da Esquina - São Paulo

Taberna da Esquina – São Paulo

A carta de vinhos possui cerca de 70 rótulos, todos eles portugueses, de regiões como o Alentejo, Douro e Setúbal. O vinho da casa, típico das tabernas portuguesas, é servido em garrafas de 375 ml, tinto ou branco.
O menu de vinhos a copo reúne várias opções entre tintos, brancos e rosés e oito sugestões de vinhos em taça de sobremesa, como Porto e Moscatel. Há ainda uma única cerveja, a portuguesa Super Bock.

O chef Vítor Sobral também é proprietário da Cervejaria da Esquina, em Lisboa, e da Kitanda da Esquina, em Luanda, além da matriz da Tasca da Esquina na capital portuguesa e das suas filiais de São Paulo e João Pessoa.

Chef Vitor Sobral

Chef Vitor Sobral

INFORMAÇÕES
Morada: Rua Bandeira Paulista, cruzamento das ruas Bandeira Paulista com o Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, no Itaim-Bibi, São Paulo
Telefone: +5511 31676489
Site

Taberna da Esquina, S. Paulo

Taberna da Esquina, S. Paulo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo