No Viaje Comigo as viagens são também feitas de sabores… viajámos pela gastronomia e na blogosfera encontrámos as “Receitas para a Felicidade”.
Mariana Teixeira tem 43 anos, é alentejana, e uma confessa apaixonada pela gastronomia. É ela a autora do blogue “Receitas para a Felicidade” e também do livro “Receitas da Felicidade para Robôs de Cozinha” (editora Verso de Kapa), que reflete este “seu mundo, grande em experiências e degustações”.
No blogue vai partilhando o que diariamente cozinha para a família, marido e quatro filhos, e a todos gosta de agradar e ir variando no que toca à sua alimentação.
Tal como nós no Viaje Comigo, a Mariana adora doces (é uma gulosa confessa) mas “em geral adora boa comida e boa disposição à mesa”. A receita proposta é a alentejana: Boleima de Maçã. Experimentem e digam como correu.
Entretanto, pode ver muitas mais receitas aqui! Bom apetite!

Livro “Receitas da Felicidade para Robôs de Cozinha”
RECEITA
Boleima de Maçã
INGREDIENTES
450 g de farinha, sem fermento (pode ser preciso um pouco mais)
400 g de maçã, descascada e laminada
80 g de açúcar amarelo
100 g de azeite
200 g de leite (pode substituir por água)
1/2 cálice de aguardente (opcional)
Açúcar amarelo e canela, para polvilhar

Boleima de Maçã
PREPARAÇÃO
1 – Pré-aquecer o forno a 190º. Forrar um tabuleiro com papel vegetal.
Num alguidar colocar a farinha e, por cima, o azeite previamente aquecido. Juntar a aguardente e o açúcar amarelo e bater bem. Adicionar aos poucos o leite, o suficiente para formar uma bola de massa homogénea e maleável.
2 – Dividir a massa em duas partes e estender uma delas numa superfície enfarinhada, com a ajuda de um rolo. Colocar a massa, bem fininha, no tabuleiro e calcar com a ponta dos dedos de forma a ficar bem estendida e fina. Polvilhar, generosamente, com açúcar e canela.
3 – Cortar as maçãs em fatias finas. Colocar a fruta sobre a massa. Polvilhar com mais um pouco de açúcar e canela.
Estender a restante massa, de modo a ficar bem fina e colocá-la por cima das maçãs.
4 – Calcar ligeiramente com a ponta dos dedos, polvilhar de novo com mais açúcar e canela e, ainda em cru, cortar a massa aos quadrados (tipo doses individuais).
5 – Levar ao forno por cerca de meia hora, ou até ficar douradinha e a gosto.
Bom apetite!