Blandy's Madeira
Publicado em Março 9, 2014

Vinho da Madeira: Blandy’s, no Funchal

Ilhas/ Portugal [ Madeira ]

A história do vinho da Madeira confunde-se com a história desta casa. Fundada em 1811, a Blandy’s diz ser “a única família de todos os fundadores do comércio do vinho Madeira ainda a possuir e gerir a sua própria empresa original de vinho Madeira”.

Michael e Chris Blandy são a 6ª e 7ª gerações a trabalhar no negócio.  Apesar de não existirem papéis oficiais que comprovem, diz-se que o fundador, John Blandy, chegou à Madeira em 1807, com 23 anos como militar britânico. Outros documentos referem que John Blandy terá chegado à ilha no início de 1808.

Blandy's Madeira

Blandy’s Madeira

No edifício da Blandy’s, no Funchal, pode fazer uma visita guiada e provas de vinho da Madeira, no final.  No museu estão cartas, livros, documentos, peças do dia a dia antigas que marcaram outros séculos, como carimbos, máquinas “calculadoras” ou de escrever, etc e utensílios usados outrora na produção do vinho da Madeira.

Blandy's Madeira

Máquina de calcular antiga

Blandy's Madeira

Blandy’s Madeira

As visitas são feitas em diferentes línguas com hora marcada. Também tem uma loja onde pode comprar todos os vinhos da Blandy’s.

Blandy's Madeira

Blandy’s Madeira

Curiosidades do vinho da Madeira:

O vinho da Madeira é produzido em videiras que acompanham a subida de montanhas da ilha, desde o nível do mar até a uma altura de 600 metros. As principais castas são Malmsey, Bual, Verdelho, Sercial e Tinta Negra, havendo ainda alguma produção da rara casta Terrantez.

Os néctares mais secos saem da uva Sercial cultivada em encostas altas e frescas, principalmente no norte da Ilha da Madeira.

Blandy's Madeira

Blandy’s Madeira

Já os vinhos mais doces são feitos a partir da casta Malvasia que floresce em vinhas de baixa altitude.  A vindima começa em finais de agosto e acaba em meados de outubro – uma atividade celebrada com a Festa do Vinho, no Funchal.

A Blandy’s tem diversos vinhos e no seu site tem uma secção que aconselha as harmonizações dos vinhos com comida e até tabaco ou charutos. O vinho da Madeira ocupa 400 hectares em toda a ilha e a Blandy’s terá 7 hectares em sua posse.

Blandy's Madeira

Blandy’s Madeira

INFORMAÇÕES

Blandy’s Madeira, Avenida Arriaga, 28, Funchal, Ilha da Madeira
Telefone: +351 291 740 110
Horário: segunda a sexta-feira, 10h00-18h30; sábado, 10h00-13h00
Entrada:  5,50€ (inclui provas de vinho) 4,40€ (grupos)

Blandy's Madeira

Máquina de escrever antiga

Blandy's Madeira

Blandy’s Madeira

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo