Publicado em Fevereiro 18, 2016

Nos lagos e canais de Kerala (Backwaters) e nas casas-barco

Ásia/ Índia [ Kerala ]

A partida de Kerala fez-se muito cedo. Saímos da capital da região (antiga Trivandrum) que tem um nome quase impronunciável… Thiruvananthapuram. Conseguiram?

Kerala significa, literalmente, a terra das palmeiras. Estas e os seus cocos são algo muito importante, cultural e economicamente. A chamada “árvore mãe” dá o côco, fruto muito vitaminado, que é usado abundantemente na gastronomia, e não só!

Kerala Backwaters © Viaje Comigo

O nosso autocarro – decorado primorosamente pela organização, com o nome de todos os países participantes – percorre as ruas das vilas a caminho de Alleppey, região dos grandes canais e dos tradicionais barcos-casa (Backwaters of Kerala).

Portugal representado pelo Viaje Comigo no Kerala Blog Express © Viaje Comigo

Kerala Backwaters © Viaje Comigo

Esta é também uma zona onde há muitos e bons cajus – e também aqui houve, durante muito tempo, a presença de portugueses (e holandeses) à procura do ouro deste país, ou seja, as especiarias.

Alleppey é considerada a Veneza da região devido aos seus longos canais, onde estão mais de 1.400 casas-barco.

Kerala Backwaters © Viaje Comigo

Pelo caminho, antes de Alleppey, fizemos uma paragem em Kollam para um pequeno-almoço com uma vista maravilhosa, no WelcomHotel Raviz Astamudi – Resort e Ayurveda Spa. Também aqui têm barcos que são restaurantes. Na receção, está a representação de duas figuras míticas do teatro indiano: Khatakali. E a música dos tambores só nos faz querer dançar!

Kerala, WelcomHotel © Viaje Comigo

Voltamos ao caminho, em direção a Alleppey, para entrarmos nas famosas casas-barco da empresa Rainbow Cruises premiada várias vezes pelo Turismo Oficial de Kerala.

Barco-casa – Kerala Backwaters © Viaje Comigo

Opera uma frota de 25 casas-barco que podem ter desde 1 a 5 quartos, todos com ar condicionado (seria impossível estar lá sem ar condicionado!).

Kerala Backwaters © Viaje Comigo

O interior dos barcos tem salas, quartos e, não se preocupe, porque não vai ter de cozinhar: cada barco tem uma equipa que trata de tudo por si! Eles manobram o barco, limpam e cozinham a típica a comida indiana. Muito bom!

No barco-casa – Kerala Backwaters © Viaje Comigo

Durante toda a tarde fazemos este passeio espetacular ao longo dos rios e canais, ladeados pelos famosos arrozais de Kerala (é um arroz um pouco maior do que o habitual).

Navegando em Kerala Backwaters © Viaje Comigo

Ao longo dos canais podemos ver as casas dos habitantes. Senhoras que lavam a roupa na beira do rio, crianças que brincam e outras que chegam da escola à boleia dos barcos ferry “Super Express”. O pôr do sol é fantástico!

Pôr do sol nas Backwaters © Viaje Comigo

Kerala Backwaters © Viaje Comigo

Kerala Backwaters © Viaje Comigo

À noite, é quase impossível sair do barco por causa da quantidade de mosquitos e mini-gafanhotos que nos fazem uma “visita”, mas também porque fica escuro como breu. Dormimos calmamente no quarto, embalados pelos poucos barcos que passam à noite com candeias à frente.

Quarto do barco-casa – Kerala Backwaters © Viaje Comigo

Vista do quarto – Kerala Backwaters © Viaje Comigo

Ao amanhecer, o barco começa a andar: é quase como estarmos num filme a vermos a vida dos habitantes nas margens a decorrer. Mal acordamos, o pequeno almoço já está à nossa espera. Não podíamos querer mais nada!

Continuamos a viagem de volta até ao cais de embarque dos barcos-casa. Foi uma viagem maravilhosa. Obrigada à nossa tripulação!

Funcionários do barco-casa em Kerala – Backwaters © Viaje Comigo

Nota:
O Viaje Comigo é o único site que representa Portugal nesta terceira edição do Kerala Blog Express. Um evento e orgajização do Turismo de Kerala, na Índia, que convida 30 bloggers e escritores de viagens de 27 países para conhecer e divulgar esta região indiana.