13 coisas que tem de saber sobre os Passadiços do Paiva
Em Arouca, os Passadiços do Paiva são o destino de quem gosta de caminhar e desfrutar da natureza. Ficam na margem esquerda do Rio Paiva, no concelho de Arouca, distrito de Aveiro, e abriram ao público em junho de 2015. Depois do incêndio que destruiu parte dos passadiços, os mesmos reabriram a 13 de fevereiro de 2016.

A entrada tem número limitada de pessoas, com entrada paga – -as reservas podem ser feitas online numa plataforma – veja aqui.
São 8,7 km de passeio, entre Areinho e Espiunca, passando por bosques, escarpas, praias fluviais (Areinho, Espiunca, e pelo meio, a praia do Vau) e, pelo meio, com aprendizagem de biologia, geologia e arqueologia. O percurso é feito em passagens de madeira mas também com alguns troços em terra batida. Tudo grátis e disponível o ano inteiro.
Mais abaixo podem ver um vídeo e um mapa dos Passadiços do Paiva.

12 coisas que tem de saber sobre os Passadiços do Paiva
1 – Duração Média: 2h e 30m
2 – Nível de Dificuldade: Alto
3 – Vai passar por cinco geossítios do Arouca Geopark: Garganta do Paiva; Cascata das Aguieiras; Praia Fluvial do Vau; Gola do Salto; e Falha de Espiunca.
4 – Pode aproveitar para se refrescar numa das praias fluviais, por onde passa o trajeto. Há também bastantes sombras pelo caminho.
5 – Pode observar a biodiversidade do local, com espécies em vias de extinção na Europa.
6 – Neste passeio encontra mais de mil anos de história.


7 – Segundo o Site Passadiços do Paiva, o percurso no sentido Areinho – Espiunca é o menos exigente, a nível físico. No caso de ida e volta, recomenda-se começar o percurso pela Espiunca
8 – Sabia que. entre a praia do Vau e a atual ponte suspensa, existiu outrora um porto para a barca que fazia a ligação entre Canelas e Alvarenga? Ainda hoje se pode ver parte da casa que alojava o barqueiro.
9 – Para partir e descansar: nas extremidades dos passadiços estão cafés (com refeições rápidas e as casas de banho) e parques de estacionamento.
10 – Apesar de o nível de dificuldade ser alto, com desníveis acentuados, há muita gente que faz um trajeto e depois pode apanhar um táxi para regressar a casa, ou ao início.
11 – Há telefones SOS pelo percurso, no caso de alguma emergência.
12 – O Rio Paiva nasce na Serra de Leomil e desagua no rio Douro, em Castelo de Paiva. É um dos rios mais limpos da Europa e local de desova de trutas.
13 – Ponte de Alvarenga: ponte do século XVIII, construída pelos anos de 1770, com cerca de 22 metros desde a extremidade superior das guardas à flor da água. O seu arco principal tem cerca de 7 metros de vão.


ALGUNS CONSELHOS
– Ande em grupo e sempre de dia
– Se encontrar obstáculos (como, por exemplo, derrocadas de terra e pedras) não os contorne. Volte para trás pelo mesmo percurso
– É proibida a circulação de bicicletas, motociclos ou outros veículos motorizados, assim como carrinhos de bebé não são aconselhados devido aos troços de terra e escadas
– Animais domésticos podem entrar mas sempre com trela
– Leve água consigo e não deixe o lixo no caminho
– Leve calçado confortável para caminhar
– Coloque e leve protetor solar e chapéu, principalmente em períodos de sol intenso
– Sugestão: se viajar em grupo deixe carros nas duas extremidades. Assim poderá fazer apenas um trajeto (8,7 Km), fazendo as paragens que quiser relaxadamente.
– Nota para quem tem vertigens: não tem que atravessar, obrigatoriamente, a ponte suspensa
Mais informação no Site dos Passadiços do Paiva
Facebook Passadiços do Paiva




25 comentários
Silvia Tavares da Silva
FUI E RECOMENDO SÓ UMA NOTINHA: AO LONGO DO PERCURSO NÃO HÁ WC,NEM NA PRAIA DO VAU SÓ EM ESPIUNCA E NO AREINHO… JÁ SE COMEÇA A VER PAPEL HIGIÉNICO POR TODO O LADO!!!! FALHA GRAVE!!!!
Ana Matos
Ainda não fui mas está na minha agenda uma ida. Como tenho vertigens como posso passar sem atravessar a ponte suspensa?
João Sá
Fui fazer e recomendo, simplesmente lindo. Tem aqui o link do percurso.
Eu começei em espiunca e se repararem até mais ao menos meio é quase sempre a subir sendo que depois a volta é a descer, confirma-se o conselho deles a nivel dificuldade.
http://sportypal.com/Workouts/Details/4387303?key=12cb1392f321a1b1d1842b8609b418f6a6cb5185&ms=0
Fátima Rocha
É muito bonito. Recomendo.
As paisagens são maravilhosas.
Faz falta os Wc´s e Caixotes para o lixo. Então… há que se prevenir antes de iniciar a viagem e tudo será inesquecível.
Viaje Comigo
Pois… e com afluência que tem tido só tende a piorar! Fica aqui esta dica preciosa! Obrigada Silvia!
Viaje Comigo
Obrigada pela partilha Flávio! Bom passeio Ana! :D
Viaje Comigo
Obrigada pela partilha João :D
Viaje Comigo
Obrigada pelas dicas! :D
Patrícia Lapa
Não sou muito dada a modas, confesso, mas este Verão tinha que visitar esta grandiosa atração! Gostei tanto, tanto, tanto que até iniciei a categoria de Turismo no blog da minha empresa com este passeio :) Aproveito para partilhar o blog (bebé) e dar os parabéns pelo blog viajecomigo. Cada experiência que leio aqui transborda de bom jornalismo e gosto pelo turismo!
https://ferreiralapa.wordpress.com/2015/08/03/passadico-do-rio-paiva-arouca-review/
Joaquim Midao
Olá já lá fui mas tem sítios perigosos k não tem vedação pois pode alguém meter uma perna e vai logo pela rabina meta. Vedação do lado das rochas
Joaquim Midao
Olá já lá fui mas tem sítios perigosos k não tem vedação pois pode alguém meter uma perna e vai logo pela rabina meta. Vedação do lado das rochas
Miguel Neto
Obrigado pela partilha e parabéns pelo blog. Será certamente um destino a visitar este Verão.
Viaje Comigo
Obrigada Patrícia! Bonitas fotos no seu artigo! Boas viagens!
Viaje Comigo
Obrigada Miguel! Boas viagens!
Miguel Ferreira
falha grave é para quem joga fora os papeis..se tem espaço para levar tb tem k ter para levar po lixo…!!
Manuel Ramos
Por favor acabem o quanto antes o inicio do percurso junto á praia fluvial,é vergonhoso,o resto é top.
Orlando Gonçalves
Adorei este local e os maravilhosos passadiços, paisagens lindissimas, praias agradaveis, um local que voltarei a visitar façam novas invenções ou não…
Alfredo Moreira
lixo! é só gunas!!! pensam que estão no cinema a comer pipocas!
Edite Neves
Sim muito bom adorei o percurso, falha gravíssima as o longo do percurso não há casas de banho ou retretes, são 8 km de retenção e sofrimento, espero que seja resolvido o mais breve possível está grave falha
Rui Fernandes
Ola, já fiz o passadiço, é espetacular e recumendo mas atenção as crianças, há locais da parte da montanha que deveria ter guarda o que torna o passadiço de alguma forma perigoso espero nunca haver uma desgraça, é lamentável que não tenham aproveitado alguns nascentes que lá existem para fazerem bicas de agua , assim como alguns WCS, pois é muito tempo de percurso e ha necessidades que por vezes se tornam difíceis de aguentar todo o percurso, também acho que deveriam ter feito alguns acessos ao rio para os visitantes poderem descansar e refrescarem se , e poderiam ser também escapatórias de emergência em caso de incêndio , pois no verão quando fiz o percurso fi lo com algum receio de incêndio ,,, talvez seja o maior erro nesta grande obra a falta de escapatórias de emergência……. Mas gostei grande obra…..
José Das Neves
…"não deixe o lixo espalhado"… então deixo-o todo juntinho, é isso?! Ou levo-o até um local onde haja serviço de recolha? Se calhar é melhor e muito mais bonito.
José Das Neves
Agora já há WC no Vau!
José Luís M Santos
Wooooowwwww …. so hard!
A.M.A.Z.I.N.G !!!
Ana Suely Pinho Lopes
Que lugar lindo… encanta; ano que vem retorno ao Porto e já está na minha agenda conhecer esse lugar, desfrutar da natureza, da harmonia, da paz que ele exerce sobre nós. Amei, só de olhar já viajei no céu, na mata e na água… tudo que me encanta!
Viaje Comigo
Olá Ana! Que bom! Espero que se divirta muito! :D