Londres por João Menezes
O ator e realizador João Menezes vive em Londres desde 1997. Mora em Camden e recorda, com o Viaje Comigo, a sua chegada à cidade. “Fiquei arrebatado, com tanta cor, tanto som, tanta gente”. Londres é uma cidade, diz-nos “de todas as cores. Camden é muito rock”.
Aqui ficam algumas sugestões do português João Menezes, sobre Londres, na rubrica “A cidade vista por dentro”, feita por quem vive fora da sua cidade e país natal. Não pretende ser um guia completo mas sim as sugestões, fora dos roteiros turísticos, de quem vive na cidade.

– Restaurantes aconselhados
The Camden Brasserie – em Jamestown Road; e o Bar Gansa (tapas & flamenco) – em Inverness Street. Ambos em Camden.
– Comida: o que comer – algo típico
Pequeno almoço britânico, com bacon, feijão, ovos, morcela…
– Sugestão de bares, cafés tradicionais, discotecas – locais de convívio.
Tudo em Inverness Street, a começar no Bar Gansa e a terminar no Good Mixer; o Underworld, mesmo em frente à saída de Metro também vale a pena a visita.
Aliás, em Camden, é começar numa ponta e correr os pubs todos!
O melhor espectáculo que vi foi no Electric Ballroom (Explosions In The Sky), é um venue fantástico de noite, e de dia podem comprar roupa usada naquela zona…
Ali perto têm o Jazz Cafe e, mais acima, o Roundhouse, onde já tocou tudo o que são grandes músicos, e cujas catacumbas são fantásticas. Fica em frente um local mítico e completamente fora dos roteiros turísticos: o Marathon.
Podem comer uns kebabs (fica aberto até o último cliente ir embora…) e lá dentro assistir a concertos de rockabilly ou de jazz (bem, uma espécie de…). E o ambiente é típico de um filme do David Lynch, nos seus melhores dias… Tudo pode acontecer…

O The Oxford Arms, é um típico pub inglês, por cima tem um teatro, o ETC Theatre, e aluga quartos por cima, jeitosos e a bom preço, especialmente tendo em conta a fantástica localização (Camden, antes de chegar ao canal).
Procura hotéis em Londres? Clique aqui
– Qual é a melhor zona para ficar num hotel e que zonas evitar?
Camden para ficar. Tudo o que não seja Camden a evitar :D
– Há alguma zona mais insegura? Principalmente à noite?
Não conheço…

– Sítios que temos mesmo de visitar (alguns dos quais fora dos guias turísticos)
O cemitério de Highgate e a lenda do vampiro local.
Um passeio pelo canal depois, ou antes, da visita ao mercado de Camden (o Stables Market); Primrose Hill, para beber umas cervejinhas deitados na relva a ver Londres do alto… :D
– Qual é o melhor meio para andar na cidade?
Metro
Fotos: DR – Visit London




2 comentários
Rosinha Pereira
Eu já visitei Londres, cidade que adorei e fiquei hospedada em casa de uns familiares na zona de Vauxhall. E relativamente ao que acabei de ler, queria dizer uma coisa. Para quem não conhece e vai em turismo a melhor forma de nos deslocarmos em Londres é de autocarro (Bus) e a pé. Porque de Bus podemos ver tudo por onde passamos, de metro acabamos por não ver nada. Eu adorei visitar Londres, não me importava nada de voltar lá, nem que fosse visitar os mesmos locais, e apenas andei de Bus, coisa que é extremamente fácil, porque comprei um passe de Bus para uma semana e temos os mapas dos trajectos dos Bus em cada paragem e mapas pela cidade para nos orientarmos, basta saber onde queremos ir e é tudo mt fácil e mt organizado. Adorei :)
Viaje Comigo
Obrigada Rosinha pela sua sugestão. Também considero o BUS bom para ver tudo rápido e depois, com mais tempo, visitar com calma o que mais se gosta :D
Boas viagens! :D