Publicado em Dezembro 16, 2013

Advento em Zagreb, na Croácia

Croácia/ Europa [ Natal/ Zagreb ]

Também Zagreb está em festa durante a época natalícia. O evento “Advento em Zagreb” anima as ruas da capital da Croácia, com mercados de Natal, concertos, visitas guiadas aos monumentos, lojas e ruas iluminadas.

Entre as principais atrações destacam-se:

– O programa cultural da Praça Ban Jelacic que decorre todas as manhãs, entre as 10h00 e as 14h00, e durante os fins de semana das 17h00 às 21h00.

Advento em Zagreb

Advento em Zagreb

– O programa do pavilhão de música do parque Zrinjevac, com músicas e mercados de Natal, entre as 12h00 e as 23h00, onde é possível adquirir enfeites natalícios e especialidades gastronómicas tradicionais de Zagreb como, krpice sa zeljem (macarrão com repolho), bolinhos de maçãs, zapecene strukle (pastel com queijo no forno), chocolate ou vinho quente.

– A praça Cvjetni é o ponto de encontro central dos apreciadores de jazz.

– As ruas que rodeiam a praça de Ban Jelacic, com mercados típicos onde se podem comprar presentes, doces, decorações de natal e objetos de artesanato.

– Naquela mesma zona existe ainda outro mercado que reúne criadores e artistas que promovem workshops. Este mercado decorre de 15 a 24 de dezembro e a entrada é gratuita.

– O passseio de elétrico da Praça Britanac na companhia de todos os personagens que fascinam nos contos de Natal: Pai Natal, fadas, duendes.

Advento

Advento em Zagreb, na Croácia

– Há também visitas guiadas para toda a família que incluem actividades como fazer bolas de neve ou tours por Zagreb, que retratam a vida na cidade nos anos 30, do século passado.

– O Conto de Natal de Cazma – esta pequena povoação, situada nos arredores de Zagreb, é conhecida pela natureza e agricultura ecológica. Contudo, no inverno e, particularmente no Natal, a principal atração de Cazma é a quinta da família Salaj. Esta família começou por decorar a casa com luzes e árvores de natal, e hoje em dia, qualquer canto da quinta está iluminada com luzes coloridas e neve artificial, constituindo o cenário de um autêntico conto de fadas.

Mas, o Advento em Zagreb é também um período de reflexão, algo tradicional num povo com tradições católicas profundamente enraizadas.

Uma das tradições mais antigas do Natal, na Croácia, é a decoração de maçãs, por jovens rapazes, que o fazem como presente para oferecer às raparigas, juntamente com sementes de trigo que simbolizam a renovação da vida e da fecundidade.

Zagreb2

Advento em Zagreb, na Croácia

As primeiras árvores de Natal da Croácia eram de folha caduca, e os seus ramos tinham maças, laranjas, ameixas, peras, nozes douradas, avelãs, papel e bonecos de vidro.

Nas zonas costeiras, os jovens decoravam as casas com sálvia, hera ou ramos de pinheiro que simbolizam a força da natureza e da vida, perante a agressividade do inverno.

Zagreb3

Advento em Zagreb, na Croácia

Um dos símbolos mais característicos desta época é a coroa do Advento, um anel feito de ramos de pinheiro, azevinho, louro e cedro que tem o seguinte significado: o pinheiro e o azevinho simbolizam a imortalidade, o louro a vitória da virtude sobre o pecado e o sofrimento, e o cedro a força e a cura.

A coroa tem por vezes um ramo de alecrim que, segundo a lenda, foi a planta que protegeu a Virgem Maria na sua viagem ao Egipto. À volta da coroa colocam-se quatro velas para acender uma em cada domingo do Advento. Cada vela tem um significado diferente: a criação, a encarnação, a absolvição, e a reconciliação.

Pode patinar no gelo na praça do rei Tomislav e visitar o presépio vivo, no ponto mais alto da cidade, em Kaptol. Este presépio é constituído por ex-sem abrigos que encontraram um rumo na vida e querem passar uma mensagem de esperança a todas as pessoas.

Entre todos os costumes e tradições croatas, o “Advento em  Zagreb” é um dos períodos do ano mais aguardado pelos turistas e pela população local.

Transportes e deslocações

– Está à procura de alojamentos para a sua viagem? Pesquise aqui

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida

Precisas de SEGURO DE VIAGEM? Ao ires por este link tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto! Viaja em segurança!

Iati seguros

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo