Publicado em Novembro 27, 2013

Essência do Vinho – Madeira, de 29 novembro a 1 de dezembro

Notícias

Começa na sexta-feira, dia 29, a segunda edição do ESSÊNCIA DO VINHO – MADEIRA. Até domingo, 1 de dezembro, o Fórum Pestana (Casino da Madeira) vai ter em prova mais de um milhar de vinhos de uma centena de produtores, 30% dos quais em estreia absoluta.

Os visitantes vão ter oportunidade de conhecer os mais recentes lançamentos das principais referências portuguesas, incluindo as casas emblemáticas de Vinho da Madeira e os novos  produtores de vinhos DOP Madeirenses.

Em simultâneo, vai decorrer um programa de workshops, provas comentadas e sessões de showcooking.

Essência do Vinho - Madeira, de 29 novembro a 1 de dezembro

Essência do Vinho – Madeira, de 29 novembro a 1 de dezembro

O ESSÊNCIA DO VINHO – MADEIRA traz, ao Funchal, o chef português responsável pela nova estrela Michelin. Miguel Laffan, do restaurante alentejano L’and, vai encerrar o evento, no domingo. Antes, os produtos madeirenses vão ser trabalhados por Justa Nobre, sexta-feira, e António Bóia, no sábado. As sessões têm início sempre pelas 19h00.

No dia 29, o sommelier e crítico de vinhos Manuel Moreira destaca uma das principais castas tintas portuguesas, a Touriga Nacional (17h30). Pouco depois, às 18h, o jornalista e crítico de vinhos Rui Falcão conduz uma prova sobre os “20 Anos Madeira Malvasia”.

Sábado, dia 30, às 10h00: Manuel Moreira orienta o primeiro de dois workshops sobre oferta e serviço de vinho a copo, dirigido a profissionais da hotelaria e restauração. É uma formação de nível 1, no dia seguinte segue-se nova sessão, de nível 2. Estas formações são gratuitas mas de inscrição obrigatória.

Ainda no sábado, dia 30, Rui Falcão orienta a prova comentada “Grandes Vinhos de Portugal” (16h) e, pelas 18h00, tem início uma tertúlia com quatro especialistas: Rui Falcão, Manuel Moreira, João Pires (o único “Master Sommelier” da Península Ibérica) e o dinamarquês Mads Jordansen (conhecedor da realidade dos vinhos portugueses, autor do blogue “Wine Lab”).

Domingo, dia 1 de dezembro, a tarde começa com uma prova de espumantes da Bacalhôa Vinhos de Portugal (16h), liderada por Madalena Biancard, area manager da empresa, e o sommelier Manuel Moreira descodifica “Vinho da Madeira para iniciados” (17h).

O ESSÊNCIA DO VINHO-MADEIRA é uma organização da EV – Essência do Vinho e do Diário de Notícias da Madeira.

Horário: dias 29 e 30 de novembro, das 15h às 22h, e dia 1 de dezembro, das 14h às 20h.

Entrada: 10€/pessoa, por dia; a entrada de três dias, 25€/pessoa. Cada entrada dá direito a 1 copo de prova, 1 saco e 1 garrafa de vinho (limitada ao stock existente).

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo