Druzhba Arena
Publicado em Outubro 12, 2013

Viver e visitar Donetsk, na Ucrânia, por Miguel Cardoso

A cidade vista por dentro/ Europa/ Ucrânia [ Donetsk ]

O português Miguel Cardoso é treinador da equipa de futebol sub-21 do Shakhtar Donetsk e coordenador técnico da Academia Profissional de Futebol do Shakhtar Donetsk. Vive nesta cidade da Ucrânia há meio ano e, por isso, tem dicas especiais para quem vá de visita, para passear, ou mesmo para lá viver.

Miguel Cardoso

Miguel Cardoso

Antes de se mudar para Donetsk, na Ucrânia, Miguel Cardoso foi treinador adjunto de diversas equipas. Na época de 2012/2013, esteve na Corunha, com o Deportivo, e antes disso passou pelo Sporting, pelo SC Braga, Académica e Belenenses.

Este texto faz parte da rubrica “A cidade vista por dentro” do site Viaje Comigo. Mais do que sugestões de viagens, estas dicas são especiais porque são dadas por quem vive ou já viveu nas referidas cidades.

Pushkina Avenue

Pushkina Avenue

Olímpik Stadium e estátua Sergey Bubka

Olímpik Stadium e estátua Sergey Bubka

– Sugestão de restaurantes em Donetsk?

Aconselho a “Yuzovskaya Brewery”, onde podem comer uma óptima tábua de carnes grelhadas, ou a típica Boursh (sopa) acompanhados pela cerveja tradicional feita no local.

Os restaurantes “Marinad”, “Divino”, “Barberry” e “Atlas Ramada” sendo o top da restauração em Donetsk, são também locais de grande promoção e vivência social onde podem desfrutar daquilo que é o típico ambiente ucraniano, no seu mais elevado esplendor.

Se querem jantar com grande animação, procurem o “Stargorod” e não se admirem se acabarem a noite a dançar em cima das mesas, porque é assim mesmo!!!

Outra proposta aliciante é o restaurante “Artemida” onde podem comer excelentes carnes grelhadas e antes experimentar fazer tiro real com as mais variadas armas de guerra!!!

Boursh

Boursh

Sernique

Sernique

– Comida: o que comer típico em Donetsk?

A “Boursh”, sopa típica, condimentada, com legumes variados e carne.

“Shashlik” que é, na realidade, um churrasco de carnes.

Para sobremesa peçam, por favor, “Syrniki”, que é um doce feito de queijo fresco e passas, regado com mel e “sour cream”!

Usual é a tábua de queijos variados que aqui comem sempre acompanhados por mel!

Sernique

Sernique

Lviv Chocolaterie

Lviv Chocolaterie

– Bares, discotecas ou cafés tradicionais que aconselha em Donetsk?

Como bar, recomendo mais uma vez o “Barberry”, o lounge do “Shakhtar Plaza Hotel” ou “Ramada Hotel”. Aí podem experimentar o “Kalian”, que nada mais é que um cachimbo árabe, com tabaco aromatizado, suave e que se tornou um culto!

Podem e devem experimentar também o “Tribune Lounge” no estádio do Shakhtar Donetsk, “Dombass Arena”! Logo vão perceber porquê, quando sentirem a beleza do espaço e do ambiente criado! É também aí que o clube festeja as suas vitórias com grandiosas festas abrilhantadas pelo famoso champanhe local e o típico soviético “caviar negro e vermelho”!!!

Lviv chocolaterie

Lviv chocolaterie

Na cidade, encontram dois locais de grande procura cultural, o Teatro e o Ballet, duas construções típicas soviéticas, que se salientam quando percorrem a mais famosa avenida da cidade, a “Artema Street”.

Podem ainda procurar o bar “Liverpool” e desfrutar da permanente música ao vivo num ambiente mais “British”!

Toda a Pushkina Avenue é local de cafés, restaurantes e bares, repletos de animação! A não perder nas noites de sexta e sábado!

Não esquecer a “Lviv Chocolaterie” que é uma filial da mehor fábrida de chocolates na Ukrania, situada na Cidade de Lviv! A não perder, porque se vão perder lá dentro certamente!!!

Uzofeskaya Brewerie

Uzofeskaya Brewerie

– Hotéis aconselhados em Donetsk?

Sem dúvida o Dombas Palace, um edificio reconstruído a partir de um hotel antigo do tempo da ex-União Soviética, tendo sido conservada a fachada! É um local de grande procura pela qualidade dos restaurantes e Lounge que possui.

Outra opção é o Victoria Hotel, que permite acesso pedonal rápido a toda a zona envolvente ao “Dombass Arena” e que tem vista fabulosa, a partir dos andares mais altos.

Recomendo ainda o Park Inn, situado perto do mais emblemático parque da Cidade, o “Cherbakov Park”.

Artema street

Artema street

– Qual é a melhor zona para ficar e que zonas devemos evitar, principalmente à noite?

A cidade é bastante segura apesar do aspeto degradado que alguns edifícios em zonas menos centrais poder induzir a algum receio.

No centro, toda a zona da “Artema Street” e “Pushkina Avenue”, e os espaços envolventes ao “Dombass Arena” são facilmente percorridos a pé sem qualquer receio e com presença policial frequente.

O estilo soviético facilmente passa de “diferente” a “familiar”, apesar de não ser expectável encontrar muita gente a falar inglês!!!

Teatro Ballet

Teatro Ballet

Tábua de carnes (Uzofazkaya Brewerie)

Tábua de carnes (Uzofazkaya Brewerie)

– Tirando os monumentos que temos de visitar, porque estão em todos os guias e são muito conhecidos… Existem outros locais menos conhecidos que temos mesmo de visitar?

Sim, sem dúvida! Saliento o Museu da II Guerra Mundial, situado perto do “Dombass Arena” e que está edificado no interior do monumento em Honra dos Mortos nessa Guerra. De notar também o espaço “Isolyatsia”, um espaço cultural de eleição.

De registar também a visita guiada ao estádio “Dombass Arena” e seu museu, um dos mais modernos e interessantes estádios de futebol, devendo ser também visto de noite, pela sua típica iluminação nocturna.

Rio em Donetsk

Rio em Donetsk

Recomendo uma visita à “Druzhba Arena” para assistirem a um belo jogo de hóquei no gelo, disputado sob o espírito dos “Pitman” (mineiros que exploram as muitas minas de carvão típicas da região de Donetsk)!

Aconselho a visita a uma das muitas igrejas “cristãs-ortodoxas”, com as suas típicas cúpulas douradas, assim como um passeio junto ao rio “Kalmius”, desfrutando das várias pontes que o atravessam. No inverno, porque não aproveitar e patinar no rio gelado?

Lenine Square

Lenine Square

– Qual é o melhor meio para andar na cidade? 

O centro é facilmente percorrido a pé, possibilitando a descoberta dos mais interesantes recantos que se podem esconder pela cidade. De qualquer forma, os táxis são muito económicos, pelo que devem ser sempre considerados como uma boa opção!

Druzhba Arena

Druzhba Arena

Igreja Ortodoxa

Igreja Ortodoxa

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo