Publicado em Julho 16, 2013

Como sobreviver nos festivais de verão

Notícias/ Preparar a viagem [ Festivais ]

A Cruz Vermelha está presente nos festivais de verão para ajudar os festivaleiros em diversas situações e nem sempre são só as de álcool a mais…

Este são os 10 mandamentos da Cruz Vermelha para sobreviver aos festivais de verão sem mazelas.

1. O teu kit SOS levarás.

O kit SOS deve conter a medicação habitual (pílula anticoncecional, asma, diabetes…) e outros medicamentos indicados pelo médico de família para a dor de cabeça, vómitos e diarreia. Também é importante colocar: pensos de vários tamanhos, desinfetante para a pele, repelente de insectos, tampões protetores de ruídos e protetor solar.

2. Os teus pés protegerás.

Os cortes e feridas nos pés são bastante frequentes nestes locais até porque está instituído que o sapato oficial do festivaleiro/campista é o “pé-descalço” ou o chinelo de dedo. No entanto, aconselhamos a levar um calçado apropriado para percorreres vários quilómetros no recinto e para te proteger de lesões provocadas por objetos estranhos. Em caso de lesão, deves procurar ajuda para seres tratado a tempo e não correres o risco de infeções.

3. Os insectos tu vencerás.

Os insectos são o “bicho papão” destes ambientes. Assim, para evitares as investidas de melgas e mosquitos, bem como os inchaços e desconforto que provocam, usa repelente! Tem cuidado com as vespas e abelhas, até porque alguns são alérgicos e não o sabem. Se fores picado, dirige-te de imediato ao posto de socorros.

Os carrapatos ou carraças são outra das pragas e devem ser rapidamente arrancados da pele sem esquecer a sua cabeça, mas por pessoal certificado. Nunca deves utilizar álcool para os desalojar, nem cigarros acesos.

4. Das queimaduras te afastarás.

Nestes eventos, é normal usarem-se tachos/panelas para cozinhar ao lume. Utilizam-se fogões portáteis, fogueiras, grelhadores e, mesmo, resistências eléctricas. Isto potencia as queimaduras. Nestes casos, é preciso:

–   Procurar ajuda de imediato;

–   Se possível, arrefecer a área queimada colocando-a debaixo de água fria corrente (sem pressão);

–   Cobrir a zona queimada com um pano limpo, sem pêlos e húmido;

–   Não arrancar nem mexer na roupa ou objetos que estejam colados à pele.

5. Dos teus ouvidos cuidarás.

Nos concertos/festivais de música, o ruído em decibéis é, regra geral, muito intenso. Por isso, protege os teus ouvidos com os tampões que tens no teu Kit SOS. Se não os tens, procura-os junto da organização.

6. Do sol te protegerás.

Evita a exposição prolongada ao sol e às temperaturas escaldantes. Usa sempre o teu protetor solar e, ao final do dia, coloca creme hidratante. Para evitar insolação e golpes de calor, deves proteger-te e beber água regularmente. Ficas já a saber:

–   Sinais de risco a identificar na insolação (ambientes quentes e secos): face vermelha, sensação de calor, pele seca, náuseas, vómitos e violentas dores de cabeça;

–   Sinais de risco a identificar no golpe de calor (ambiente quente e húmido): palidez, sensação de frio, dores de cabeça e náuseas. Nestas situações, vai de imediato ao posto de socorros.

7. A hipotermia vencerás.

Portugal tem um clima ameno no Verão, mas muitas vezes a temperatura baixa repentinamente e chove. Com a chuva vem a lama, vento frio, pés, tendas e roupa molhados…. Isto não calha nada bem! Até porque a temperatura do teu corpo começa a diminuir e rapidamente podes entrar em hipotermia.

Deves tirar as roupas molhadas, vestir umas secas (não te esqueças de guardar a tua muda de roupa num saco impermeável) e ingerir bebidas açucaradas não alcoólicas. Atenção: “beber álcool para aquecer” não resolve estas situações; apenas fazem esquecer a sensação de frio.

Em caso de hipotermia, a vítima de ser levada de imediato ao posto de socorros.

8. Das feridas simples tu tratarás.

Se tiveres uma ferida pequena/corte, lava cuidadosamente as mãos e depois lava a ferida com água potável, sem esfregar; e, por fim, coloca o desinfetante para a pele. Se o ferimento é profundo, extenso ou numa área sensível, vai ao posto de socorros. Nunca retires um corpo estranho da ferida.

9. Os inconscientes tu ajudarás.

Por abuso de álcool, drogas ou outra razão, um festivaleiro pode, por vezes, “ficar ausente” de forma inesperada e a tua intervenção pode realmente ajudá-lo.

Perda de consciência? Ele não responde, nem se mexe? Não hesites! Chama de imediato ajuda, mesmo se julgas tratar-se apenas de uma valente bebedeira, pois pode ser muito grave. Enquanto esperas, coloca-o deitado de lado (posição lateral de segurança).

Se a situação está associada a queda ou pancada na coluna vertebral, não mexas ou desloques a vítima e aguarda pelo socorro diferenciado. Nunca deixes a vítima sozinha e não te esqueças que o número de emergência é o 112.

10. O teu posto de socorros não negligenciarás.

És sempre bem-vindo aos postos de socorros existentes nos recintos destes eventos; as equipas lá presentes estão preparadas para dar resposta a todas as situações de socorro

Nota: Os 10 Mandamentos para sobreviver nos festivais de Verão têm como referência o “Manuel de survie en festival” editado pela Latitude Jeunes. Descobre o manual completo em www.ifeelgood.be 

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo