Henrique Sá Pessoa: um novo capítulo na alta gastronomia
Depois de mais de uma década a marcar profundamente a gastronomia contemporânea nacional, Henrique Sá Pessoa encerrou no final de 2025 o “Alma”, um dos projectos mais emblemáticos da sua carreira, e anuncia agora a abertura do seu novo restaurante de assinatura: “HENRIQUE SÁ PESSOA”, a mais aguardada novidade gastronómica em Lisboa, “dando início a uma nova fase criativa marcada pela maturidade, pela liberdade criativa e por uma visão ainda mais pessoal da alta gastronomia”, diz a comunicação do novo espaço.
Este novo espaço afirma-se como a expressão mais íntima e autoral do chef, nascendo da vontade de recentrar a experiência gastronómica na essência do cozinheiro, na proximidade com a equipa e numa abordagem mais sensorial e consciente à alta cozinha. Instalado no Páteo Bagatela, em pleno centro de Lisboa, o restaurante beneficia de uma localização privilegiada, com acessos significativamente melhorados, reforçando o conforto e a fluidez da experiência desde o primeiro momento.
O restaurante HENRIQUE SÁ PESSOA apresenta-se num formato mais amplo, sem perder o carácter intimista que define a experiência, num espaço cuidadosamente pensado para privilegiar a exclusividade, o detalhe e o conforto. A sala principal contará com 30 lugares, complementados por uma sala privada com 12 lugares, um elemento diferenciador no panorama do fine dining contemporâneo. Quando não destinada a eventos exclusivos, esta sala permite acrescentar mais 8 lugares à ocupação da sala principal, garantindo uma dinâmica flexível e personalizada, sempre sem comprometer a qualidade da experiência.
Entre os espaços mais distintivos do restaurante destaca-se uma mesa muito especial de dois lugares ao balcão, com vista directa para a cozinha, pensada para uma experiência altamente sensorial e de observação do trabalho da equipa. Este balcão terá também uma dimensão formativa e inclusiva: duas vezes por semana, esses lugares serão disponibilizados a alunos das escolas de hotelaria, pelo valor simbólico de 75€, permitindo a jovens promessas da gastronomia o acesso a uma experiência de fine dining de excelência.
O novo projeto integra e faz evoluir o espírito experimental do Atelier, anteriormente localizado em Marvila, que encerra enquanto espaço autónomo para passar a fazer parte do universo criativo do Henrique Sá Pessoa, agora num contexto mais maduro, coeso e alinhado com a visão actual do chef.
A equipa reflete essa continuidade e confiança: dos 26 elementos que compõem o restaurante, 24 transitam directamente do Alma, assegurando consistência, cumplicidade e uma profunda compreensão da linguagem gastronómica do Chef Henrique Sá Pessoa. Os dias de encerramento mantêm-se domingo e segunda-feira, respeitando uma filosofia de equilíbrio entre exigência, bem-estar e sustentabilidade humana.
O restaurante conta ainda com parcerias estratégicas com marcas de referência como a Leiken, a Gaggenau e a Atlas, que desenvolveu todas as bancadas em pedra da cozinha, reforçando o compromisso com a excelência técnica, inovação e qualidade. A médio prazo, está prevista a intervenção de grandes nomes de artistas portugueses no espaço, com especial destaque para criações pensadas para áreas inesperadas, como as casas de banho, promovendo um diálogo contínuo entre gastronomia, arte e cultura contemporânea.
A abertura do restaurante Henrique Sá Pessoa está prevista em regime de soft opening a partir de meados de fevereiro, com as reservas a serem disponibilizadas a partir de 20 de janeiro.
Sobre este momento de transição e renovação, o Chef afirma:
“Encerrar o Alma é fechar um capítulo fundamental da minha vida, após 16 anos de construção, risco e aprendizagem. O Alma foi casa, escola e palco, e nada disto teria sido possível sem as pessoas que me acompanharam ao longo deste percurso. Quero agradecer de forma muito especial ao Daniel Costa, pela presença constante e exigência diária, e ao Rui Sanches e a todo o grupo Plateform, pela confiança e pelo caminho partilhado durante mais de uma década. Agora inicia-se um novo caminho, desenhado à minha medida, com total liberdade criativa, maturidade e ambição renovada. A alma permanece, o destino evolui, e a poucas semanas de abrir portas, mal posso esperar por abraçar esta nova etapa.”
“Mais do que um novo restaurante, Henrique Sá Pessoa afirma-se como um manifesto de identidade, maturidade e liberdade criativa. Um projecto que promete redefinir o luxo gastronómico em Lisboa e consolidar um novo momento na trajetória de um dos chefs portugueses mais influentes da sua geração”, explica.
INFORMAÇÕES
Henrique Sá Pessoa
Páteo Bagatela, Rua Artilharia 1, n°51, Loja L, 1250-038 Lisboa
E-maiL: reservas@henriquesapessoa.com



