Publicado em Agosto 6, 2025

Portimão: 4ª edição do Festival de verão Mar Me Quer (13 a 15 de agosto)

Portugal [ Algarve/ Portimão ]

Nos dias 13, 14 e 15 de agosto 2025, a zona ribeirinha de Portimão recebe a 4ª edição do Festival de verão Mar Me Quer (MMQ). Três dias com muita música, cultura e experiências que prometem fazer a diferença num espaço que oferece um roteiro sensorial em dinâmicas de interação com o público que visita este ano o MMQ.

Veja o programa do Festival Mar Me Quer aqui.

Em destaque, a parceria entre a ColorADD e a organização do MMQ que leva a sensibilização, informação e interação dos festivaleiros com a condição do daltonismo e o sistema de identificação de cores para daltónicos, que é uma solução que orienta para a cor, sempre e quando esta é um elemento de orientação, função ou escolha.

Num ambiente improvável “falar” sobre uma condição não visível, que afeta 10% da população masculina e 1% da população feminina, mais de 350 Milhões de pessoas em todo o mundo, faz do Mar Me Quer um pioneiro nesta perspetiva de parceiro ativador da ColorADD, no seu âmbito de atuação, que leva à sociedade mais conhecimento, esclarecimento e sensibilização sobre o tema do daltonismo.

Ainda na perspetiva da integração da população daltónica o festival MMQ tem as ilhas ecológicas identificadas com a simbologia ColorADD, área específica de sensibilização e capacitação sobre o código de identificação de cores único a nível mundial e todo um plano de comunicação que inclui curiosidades e mais informação sobre o temo, sendo ainda evento detentor do selo ColorADD “Pela Promoção da Acessibilidade Universal para Daltónicos”.

“Acreditamos no Algarve como um palco de experiências únicas, e este festival é exemplo disso mesmo: música, arte e sustentabilidade de mãos dadas”, afirma André Sardet, promotor do festival.

De entre as suas peculiaridades, destacamos este Mar Me Quer como um espaço de encontro multigeracional, num momento do ano em que os portugueses se deslocam por excelência para o sul do país em contexto de férias de verão e em família.

De resto, esta parceria com o MMQ é “claramente uma notável ação de fazer chegar a sensibilização sobre um tema não visível e uma solução que tem como objetivo essencial ser um valor acrescentando no dia a dia das pessoas com daltonismo, ajudando-as sempre que possível, e para isso é a sociedade que tem de ter a iniciativa, como a organização deste Mar Me Quer, de a colocar à disposição de Tod@s.”, nas palavras do designer Miguel Neiva criador do sistema de identificação de cores ColorADD, que está atualmente presente em mais de 90 países do Mundo e pretende incluir sem discriminar 350 Milhões de pessoas que não conseguem identificar as cores.

Festival Mar Me Quer - Portimão 2025

Festival Mar Me Quer – Portimão 2025

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo