A Doppo, gelataria artesanal que se tornou um dos espaços emblemáticos da Baixa de Coimbra, abriu uma nova loja no Bairro Norton de Matos.
Fundada em junho de 2022, a Doppo revolucionou a forma como o gelado é percebido em Coimbra. Com uma oferta que privilegia ingredientes primários e frescos, o gelado artesanal da Doppo é produzido com equipamentos tecnologicamente avançados, que garantem a máxima qualidade e preservação dos sabores.
O mestre gelateiro e fundador, Fernando Castelo Branco, após décadas de experiência em engenharia e docência universitária, apostou numa visão clara: criar um gelado de autor, onde a inspiração e a sazonalidade dos produtos são fundamentais.
Do menu da Doppo, fazem parte sabores tradicionais como Baunilha, Chocolate Fondente, Tiramissù, Cheesecake e Caramelo Salgado que convivem com criações sazonais que refletem o melhor da fruta da época e a criatividade de Fernando.
Na Doppo não se encontram apenas gelados em copo ou cone, mas também gelados em pauzinho (picolés), bolos gelados, pavlovas e até gelados servidos dentro de brioche, à moda siciliana.
Além do gelado, a Doppo é já um ponto de referência para os verdadeiros amantes do café. Ao fim de 3 anos de vida, a Doppo decidiu passar a comprar café verde e a torrá-lo nas suas instalações, fazendo uma selecção criteriosa e assegurando um café de especialidade de grande qualidade, mantendo um extenso menu de bebidas de café.
Para os apreciadores de chá, a parceria com a Companhia Portugueza do Chá assegura uma oferta variada e de qualidade.
Depois do sucesso consolidado na Praça do Comércio, onde a Doppo ajudou a reativar a baixa de Coimbra, surge agora um novo desafio e uma nova oportunidade.
A Doppo do Bairro Norton de Matos, que passaremos a chamar de Doppo do Bairro, num espaço que nasce da colaboração estreita entre Fernando Castelo Branco e o arquiteto e designer de interiores Jacek Jan Jaskola.
DECORAÇÃO LA DOLCE VITA
O conceito da nova loja inspira-se na leveza e beleza do estilo de vida italiano — a famosa la dolce vita — mas com um forte enraizamento em materiais portugueses, numa perfeita fusão entre as duas culturas. O espaço recupera um belíssimo pavimento original em terrazzo e destaca elegantes estruturas metálicas nas janelas e portas, que foram o ponto de partida para um design pensado ao detalhe.
De Itália veio um lustre original de Murano, descoberto num antiquário em Bolonha, cidade onde Fernando aprendeu a fazer gelado artesanal, e o balcão de gelados foi escolhido diretamente na feira internacional da gelataria em Rimini.
O mobiliário e acabamentos valorizam o que há de melhor em Portugal, com tampos e prateleiras em mármore rosa de Vila Viçosa e um balcão revestido a azulejos artesanais, produzidos por encomenda, que conferem autenticidade e elegância ao ambiente.
Para complementar, a artista polaca Katarzyna Wójtowicz criou uma ilustração vibrante e cheia de cor para o teto, uma verdadeira explosão de verão e alegria.
O que, também, distingue esta nova Doppo é a maior oferta. O gelado artesanal continua a ser o foco, com o mesmo cuidado na produção e na seleção de sabores, acompanhado pelo café de especialidade que conquistou tantos seguidores. Mas a novidade é a introdução de uma seleção de aperitivos italianos.
Entre as opções disponíveis estarão clássicos intemporais como o Campari Spritz e o Negroni. Estes aperitivos representam a extensão natural do conceito Doppo, um convite à partilha e ao convívio, celebrando a vida com o requinte e a simplicidade da cultura italiana.
“A Doppo sempre foi um espaço pensado para celebrar a vida — um lugar onde se encontra prazer, partilha e qualidade. Agora, no Bairro Norton de Matos, acrescentamos uma nova dimensão a essa experiência, com aperitivos que convidam a momentos descontraídos entre amigos, num ambiente que combina o melhor da cultura italiana e portuguesa,” afirma Fernando Castelo Branco.
“Mais do que uma gelataria, a Doppo do Bairro quer ser um ponto de encontro para a comunidade, um local onde o design, o gelado e o convívio se cruzam numa celebração da dolce vita. Queremos que as pessoas possam vir aqui para um gelado, um café, um aperitivo, ou simplesmente para passar um momento agradável num ambiente pensado ao pormenor, com uma forte identidade cultural e estética”, continua.