As festas que celebram o verão estão de regresso ao The Yeatman até setembro de 2025. As propostas gastronómicas do Chefe Ricardo Costa, as referências de mais de 30 produtores vínicos nacionais e as decorações inspiradas nas cidades de Roma, Rio de Janeiro e Nova Iorque, distribuídas por várias épocas, são os ingredientes principais de fins de tarde memoráveis, tendo o Porto e o Douro como cenário principal.
São já uma tradição no calendário da cidade e assinalam a estação mais quente do ano do The Yeatman. As Sunset Wine Parties regressam com três edições marcadas para os dias 17 de julho, 21 de agosto e 18 de setembro, cada uma com um tema diferente, mas sempre com a mesma premissa: vinhos portugueses de excelência, uma panóplia de opções gastronómicas, animação e um pôr do sol tendo a cidade do Porto e o rio Douro como pano de fundo.
A primeira Sunset Wine Party, agendada para o dia 17 de julho, propõe uma viagem no tempo com o tema “The Yeatman in Rome”, numa evocação ao cinema italiano dos anos 40 e 50 e à icónica dolce vita, onde não faltarão detalhes como gondoleiros e posters de filmes clássicos. A animação está garantida com a música de um DJ e animação temática. A celebração faz-se ao sabor de um enorme elenco de petiscos assinado pelo Chefe Ricardo Costa que dão a provar Itália, à boleia de pizzas feitas no momento com várias combinações de ingredientes, a obrigatória pasta à lá carbonara ou um showcooking de tiramisù.
As escolhas incluem ainda queijos nacionais e compotas caseiras, enchidos de porco preto, uma seleção de pães variados e azeites portugueses e mariscos da nossa costa. Segue-se uma variedade generosa de saladas frescas e coloridas, compostas por ingredientes como tofu, camarão, couscous, batata-doce, lavagante, frango e legumes da época. Nas várias salas de eventos, saltam, igualmente, à vista tentações como as ostras de Aveiro da Ilha dos Puxadoiros, os cachorrinhos da Cervejaria Gazela ou as sanduiches de leitão do restaurante Vidal.
Na sala de sobremesas, todos os motivos são bons para esquecer a dieta e encerrar a experiência com chave de ouro. Além de uma mesa inteiramente dedicada ao chocolate, a pastelaria é marcada por receitas como a ópera de espumante e laranja, a tarte de limão, o pavé de frutos vermelhos, o crumble de maçã com vinho do Porto ou o bolo moka, com café e chocolate. As iguarias tradicionais dividem-se entre o leite-creme queimado, o toucinho do céu, o arroz-doce com canela, o bolo de bolacha ou o pão-de-ló de Ovar, sendo que a oferta se estende aos sorvetes artesanais e aos crepes com chocolate.
A oferta vínica ficará a cargo de Elisabete Fernandes, Diretora de Vinhos do Hotel, que selecionou cuidadosamente várias referências nacionais que complementam e elevam a experiência dentro e fora de portas.
As próximas edições seguem viagem pelo mundo com o mote “The Yeatman in Rio” (21 de agosto), inspirado no Brasil dos anos 60 e 70, com ritmos de samba e MPB, churrasco e um bar de caipirinhas com variações de Vinho do Porto. Já a 18 de setembro, chega a vez de “The Yeatman in New York”, uma celebração da cultura pop americana dos anos 80 e 90, com hambúrgueres, cachorrinhos, arte urbana e battles de breakdance.
A primeira Sunset Wine Party de 2025 acontece a 17 de julho, entre as 19h00 e as 23h00. Os lugares são limitados e os bilhetes já estão disponíveis, a 160€ por pessoa. No entanto, até dia 11 de julho vigora o valor de 145€ por pessoa (preço early-bird).