Na Austrália, fiz um passeio até Phillip Island (a partir de Melbourne), conhecida pela sua beleza natural, praias de areia branca, falésias impressionantes e vida selvagem única da Austrália. Na verdade… vamos todos para ver coalas e os pinguins no seu desfile quando bate o pôr do sol! A ilha é o lar de uma colónia com cerca de 32.000 pequenos pinguins. O Tour à Ilha Phillip é uma das atrações turísticas mais populares e imperdíveis na região de Victoria.
O Tour que fiz foi com a empresa Autopia, e tenho 15% desconto para os leitores do Viaje Comigo: basta usarem como cupão o VC15%OFF na vossa compra (tem de ser uma reserva de 2 ou mais pessoas, para conseguirem usufruir deste desconto de 15 por cento).
Destaques do Tour
• Vamos ver as centenas dos menores pinguins do Mundo a regressarem a “casa” ao pôr do sol.
• Vamos desfrutar do Pôr do Sol no “Penguin Parade” (desfile de pinguins), com vistas costeiras espetaculares a partir da Summerland Beach.
• Visitar a Reserva de Conservação dos Coalas e percorrer as trilhas suspensas para avistar estes animais no seu habitat natural.
• Explorar o Nobbies Center em Seal Rocks, com falésias deslumbrantes e tocas de pinguins. Eles ficam bem escondidinhos!
• No Centro de Visitantes do Penguin Parade, aprendemos sobre a conservação da vida selvagem e os pinguins.
• Descubrimos a majestosa costa e a beleza natural da Ilha Phillip.
COMO FOI ESTA EXPERIÊNCIA INESQUECÍVEL
Dá-me muito prazer ver os animais no seu habitat natural, a fazerem a sua vida normal. Nós, ao longe, a vemo-los deslumbrados pela simplicidade como vivem a vida, em profunda comunhão com a natureza envolvente. Somos meros observadores.
Por isso, uma das coisas mais importantes que posso dizer é que não é possível fotografar, nem filmar, o desfile dos pinguins quando o sol se põe. Mas acaba a luz o dia estamos totalmente proibidos de lhe apontar as nossas lentes. O porquê está relacionado com o facto de não os assustarmos com luzes ou sons que fazem parte dos equipamentos.
Infelizmente, mesmo depois de dezenas de avisos, há sempre alguém que depois que anoitece lhes aponta a lente e há sempre um energúmeno que, ainda por cima, lhes dá com o flash. Verdade seja dita que é precisa muita paciência, de quem trabalha lá, para lidar com alguns visitantes. As minhas fotos ficam meio desfocadas, porque já estávamos no lusco-fusco, mas o que interessa mesmo é a experiência em si. É um privilégio poder assistir a isto e estar tão perto destes animais.
Mas é um facto que neste tour de um dia inteiro, uma das experiências mais populares é a Penguin Parade na Ilha Phillip. Esta marcha noturna dos Pequenos Pinguins, é marcada pela saída deles do mar e em direção às suas casas/t0cas.
Podemos observá-los a partir dos lugares, na escadaria frente à praia; ou pode ir vendo o desfile junto do passadiço de madeira que colocaram à volta de toda a área protegida. Ainda antes do sol se pôr já era possível ver alguns pinguins que estavam em terra: alguns deles ainda bebés. E estavam à espera dos que vinham do mar. Leia mais abaixo sobre este desfile e sobre os pinguins!
Reserva de Conservação dos Coalas
Mas o Tour não tem só pinguins! A cerca de 1h45 de carro de Melbourne, começamos o dia com uma visita autoguiada à Reserva de Conservação dos Coalas. Aqui, podemos aprender mais sobre os coalas, a história da reserva e o último reduto de floresta nativa da ilha.
Explorar a Ilha Phillip
Depois da visita aos coalas, seguimos para a Ilha Phillip, uma área de 10.000 hectares, lar de mais de 100 espécies de animais. A ilha tem uma população residente de 15.000 pessoas, número que aumenta significativamente durante a época alta do turismo. As três principais localidades são Cape Woolamai, New Haven e Cowes.
Para almoço, paramos precisamente na última cidade costeira: Cowes, situada junto às águas calmas da Baía de Westernport. Este local recebeu o nome da cidade de Cowes, na Ilha de Wight, no Reino Unido.
Parque Natural da Ilha Phillip
A Ilha Phillip é famosa pelas suas paisagens de tirar o fôlego, incluindo praias de areia branca, falésias imponentes e uma fauna exótica. Além dos pinguins, encontrará diversas espécies nativas da Austrália. à volta de Nobbies e Seal Rocks há dezenas de wallabys. Em Nobbies Rocks, percorremos os passadiços de madeira suspensos e apreciamos a costa rochosa, além de procurar pinguins nos seus ninhos.
Penguin Parade – O Grande Espetáculo!
Seguimos, depois, pelas estradas secundárias até ao habitat natural dos Pequenos Pinguins. Pelo caminho, podemos admirar as incríveis falésias costeiras. É um local muito bonito!
Ao chegar ao Penguin Parade, escolhemos um bom lugar no Centro de Visitantes para ter a melhor vista do espetáculo da noite: a marcha dos Pequenos Pinguins! (a nossa guia, que faz isto todos os dias!, aconselhou-nos os melhores locais para os vermos e posso dizer que não foi para ficarmos sentados. Estivemos sempre em movimento para os ver, junto dos passadiços.)
Este é o ponto alto do tour: centenas de Pequenos Pinguins, os menores pinguins do Mundo, regressam à costa ao pôr do sol, depois de um dia a pescar no oceano. Com apenas 30 cm de altura e 1 kg de peso, estas adoráveis criaturas são também conhecidas como “Fairy Penguins” ou “Pinguins Azuis”, devido à cor azul-indigente da sua plumagem.
Estes pinguins formam colónias ao longo da costa da Austrália e Nova Zelândia, incluindo a Tasmânia e as Ilhas Chatham. Na Ilha Phillip, milhares de pinguins vivem em tocas nas dunas e, todas as noites, após um dia de pesca, caminham em pequenos grupos pela praia de Summerland para regressar a casa. É um verdadeiro espetáculo! Inesquecível!