No Uzbequistão, Samarcanda é uma cidade histórica que desempenhou um papel muito importante, ao longo dos séculos, na Rota da Seda e nas ligações entre o Oriente e o Ocidente. Com uma rica herança cultural e arquitetónica, Samarcanda é um destino imperdível para os entusiastas de História.
Samarcanda é uma das cidades mais históricas e importantes do Mundo. Fundada no século VII a.C., foi um importante centro comercial e cultural da Rota da Seda. No século XIV, foi capital do Império Timúrida, um dos mais poderosos impérios da história.
Samarcanda, uma jóia na Rota da Seda
Tendo sido uma cidade que já foi um ponto vital na lendária Rota da Seda, Samarcanda continua a encantar os visitantes com sua rica história e arquitetura deslumbrantes.
Fundada no século VII a.C., Samarcanda esteve sob o domínio de vários impérios – foi conquistada por Alexandre, o Grande, em 329 a.C., e posteriormente fez parte do Império Persa e do Império Mongol. Com Timur, no século XIV, Samarcanda floresceu e tornou-se um centro de artes, ciências e comércio.
A cidade foi reconhecida como um local de beleza e grandeza arquitetónica, com impressionantes madrassas (escolas islâmicas), mesquitas e mausoléus que atraem turistas do mundo inteiro. Ao visitar Samarcanda, a viagem ao passado é garantida.
Também conhecida como Afrosiyob, é uma cidade histórica na antiga Rota da Seda, no Uzbequistão. Com uma rica herança cultural e uma história que remonta há mais de 2.500 anos.
O QUE VISITAR EM SAMARCANDA
– Uma das atrações mais famosas de Samarcanda é a Praça Registan, um complexo monumental composto por três madrassas (escolas islâmicas: Ulugbek, a Sher-Dor e a Tilla-Kari). São estruturas impressionantes, decoradas com mosaicos deslumbrantes e minaretes imponentes. A grandiosidade arquitetónica desta praça é verdadeiramente magnífica e proporciona uma visão única da antiga glória da cidade.
– Complexo de Shah-i-Zinda
Foi um dos meus locai preferidos na visita ao Uzbequistão, e à cidade de Samarcanda: o Complexo de Shah-i-Zinda é um local com uma história rica que remonta ao século XI, é considerado um dos lugares mais sagrados da Ásia Central e um importante destino turístico. Além desse ambiente espiritual, arquitetonicamente é um dos mais bonitos espaços que visitei.
Acredita-se que Shah-i-Zinda seja o local de descanso final de Kusam ibn Abbas, primo do profeta Maomé – que terá “trazido” o Islão para esta região onde está o Uzbequistão nos nossos dias. O complexo acolhe uma série de mausoléus, tumbas e santuários, que foram construídos ao longo dos séculos, refletindo diferentes períodos arquitetónicos nas estruturas que nos rodeiam. Leia mais.
– Outro destaque de Samarcanda é o mausoléu de Gur-e-Amir, onde Timur está enterrado, assim como os seus descendentes. Este magnífico mausoléu é um exemplo impressionante da arquitetura islâmica e ostenta cúpulas azuis brilhantes e detalhes intrincados em mosaico.
– Não deixe de visitar também a Mesquita Bibi-Khanym, construída por Timur em homenagem à sua esposa favorita. Embora parcialmente em ruínas, a grandeza desta mesquita ainda é evidente, com enormes colunas de mármore e um portal imponente.
– Além dessas atrações famosas, Samarcanda tem outros locais históricos que merecem ser explorados, como o Observatório Ulugh Beg, onde o famoso astrónomo e matemático Ulugh Beg (neto de Timur) conduziu pesquisas inovadoras no século XV.
– Caravançarai de Nadir Divan-Beghi: edifício histórico construído no século XV, durante o período do Império Timúrida. Este espaço foi um importante centro comercial e de transporte durante a Idade Média. Era um lugar onde os comerciantes podiam descansar, armazenar suas mercadorias e trocar informações.
– A moderna Rota da Seda Samarcanda
Foi inaugurado em 2022 um novo complexo turístico: o” Silk Road Samarkand”, ou seja, a (moderna) Rota da Seda Samarcanda. Uma forma de manter vivas a história e a cultura locais, uma vez que Samarcanda foi uma das mais importantes cidades da Rota da Seda. A área é completamente nova, onde encontra lojas, restaurantes e hotéis, convidando tanto habitantes locais, como turistas, a conhecer uma nova faceta da cidade. Leia mais.
– E não pode faltar uma visita ao Siyob Bazaar, um mercado vibrante e colorido onde pode explorar a cultura local, provar iguarias uzbeques e comprar artesanato tradicional, com peças que fizeram parte da Rota da Seda, como tapetes, especiarias, sedas, roupas, cerâmicas, etc.
HAZRAT DAUD
No Uzbequistão, de acordo com algumas lendas e crenças locais, existe uma ligação entre Hazrat Daud (o Profeta Davi/ sim, o David do Golias) e um refúgio nas montanhas próximas de Samarcanda. Essas lendas sugerem que Hazrat Daud procurou retiro espiritual numa caverna, nas montanhas, ao redor da cidade histórica que fez parte da Rota da Seda.
O local específico associado a Hazrat Daud é frequentemente chamado de “Gur-Emir” em alguns relatos. Diz-se que essa é a área onde ele procurou paz e comunhão com Alá, um refúgio durante momentos de maior dificuldade. Leia mais.
NÃO ESQUECER
*Já sabes que podes comprar artigos da marca ©Viaje Comigo? Com inúmeros artigos de viagem! 😀*
E podes seguir a loja no Instagram também ViajeComigo.Store
*
– Está à procura de outros alojamentos para a viagem? Pesquise e reserve aqui
*
COMPRA DE VOOS: Para comprar os voos da viagem, clique aqui
*
– Precisa de um e-Sim para a viagem? Compre aqui online e obtenha 5% desconto com o cupão ViajeComigo – para ficar sempre contactável em viagem.
*
Precisa de SEGURO DE VIAGEM? Ao ir por este link tem, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto com a Heymondo! Viaje em segurança!
*
O que vai visitar? Marque as atividades online, para não perder tempo nas filas… ou ficar sem o seu lugar! Clica aqui.
*
Queres ter alojamento gratuito, em troca de Trabalho voluntário?
*
Sugerimos a Consulta do Viajante Online marcada através deste link.
*
E segue-nos no Instagram, Facebook, TikTok, Pinterest e YouTube.
ONDE DORMIR EM SAMARCANDA
O Hotel Shahdil tem certos pormenores que o parecem ter parado no tempo. A fachada, a decoração tradicional dos quartos e até pinturas nas paredes e a enorme escadaria (ao estilo Great Gatsby) que nos acolhe, junto da receção.
Mas é um hotel muito bem situado e tem um pequeno-almoço excelente. Os quartos são muito confortáveis.