7 Prazeres da Gastronomia em Barcelos
Publicado em Junho 7, 2021

7 Prazeres da Gastronomia em Barcelos

Portugal [ Barcelos ]

Em Barcelos, o programa “7 Prazeres da Gastronomia” pretende promover a gastronomia e os restaurantes do concelho. Começou em maio e vai até dezembro com iguarias típicas da região desde os rojões, ao galo assado e Pica no Chão. Bom apetite!

Este programa iniciou em março com o Fim de semana da Lampreia e prosseguiu com a Semana Gastronómica do Galo, dos Rojões e das Papas de Sarrabulho à moda de Barcelos, em maio.

Este programa continua em julho, de dia 2 a dia 4,  com o Fim de semana dos Petiscos, e prossegue com o Fim de Semana do Bacalhau (17 a 19 de setembro), o Concurso do Galo Assado ( 8 a 10 de outubro), o Fim de Semana do Arroz Pica no Chão (5 a 7 de novembro) e termina com o Concurso Barcelos Doce (4 e 5 de dezembro).

Ao longo do ano e conjuntamente com estes fins de semana são desenvolvidas atividades de dinamização e promoção do território e dos seus agentes económicos.

Para o Vereador do pelouro do Turismo e Artesanato, José Beleza, esta iniciativa tem como objetivo “promover o que é tão característico em Barcelos, além da Câmara Municipal, os restaurantes, a hotelaria, os produtos vinícolas, o artesanato e tudo o que mexe com a economia do concelho, desde a gastronomia, as vivências e dar relevo à nossa identidade, à nossa tradição e aos produtos de Barcelos”.

Além disso, estes fins de semana, segundo o vereador, pretendem “combater os períodos de menor afluência à cidade e potenciar a época baixa da restauração, turismo e hotelaria”.

No que diz respeito à carta gastronómica, o Vereador do Turismo e do Artesanato garantiu que a elaboração da carta gastronómica do Concelho “um documento  de identidade” da gastronomia barcelense está na reta final e nessa mesma carta serão apresentados um conjunto de trabalhos que visam registar e validar as receitas tradicionais que englobam o programa “7 Prazeres da Gastronomia”, recuperar algumas receitas com pouca expressão mas que outrora tiveram uma preponderância relevante, bem como descobrir o receituário pouco conhecido e que esteja fora do contexto gastronómico atual.

“Foi  feito um levantamento e o registo da gastronomia do concelho, de forma a permitir identificar e fazer um ponto de situação do presente, para se projetar o futuro deste setor importante em termos turísticos e económicos do concelho e da região”, terminou o vereador.

Paralelamente a estas atividades gastronómicas, o Município de Barcelos desenvolve um conjunto de atividades, ao longo de todo o ano, como trilhos e passeios turísticos, workshops e programas de animação, para que se possa aproveitar toda a riqueza do nosso concelho.

Para mais informações contacte o 253 811 882 ou através do e-mail turismo@cm-barcelos.pt.

Informação da Câmara Municipal de Barcelos

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo