Se Gramado, no Brasil, já parece um local de filme, com tudo tão bonito, também os seus parques temáticos são igualmente bem organizados. No Rio Grande do Sul, na serra gaúcha, o Mini Mundo é um dos parques mais interessantes que visitei e cheio de pormenores.
Em primeiro lugar, eu tive o enorme privilégio de ter uma visita guiada pela Bruxinha Ju. Privilégio de jornalista a visitar o espaço, sem muito tempo… e, por isso, todas as atrações foram desvendadas com as suas histórias. E, garanto-vos que vale muito a pena passar lá algumas horas a descobrir todo o trabalho que está por detrás deste Mini Mundo.
Como nasceu este parque com base em miniaturas de monumentos e locais que são tão conhecidos para o grande público?
Nasceu com o talento de um avô (Otto Höppner; da mesma família que tem um hotel ali em frente, o Ritta Höppner) em querer criar uma casa de bonecas para a sua neta. A casa ficou maior, para que a criança pudesse de facto entrar lá dentro e brincar – ainda existe a casa lá no Mini Mundo – e depois foi crescendo tudo o resto em seu redor, com castelos, linhas de comboios, etc. Abriu as portas em 1983.
O Mini Mundo é como se fosse uma pequena-grande cidade, com tudo em miniatura, onde as peças e projetos são 24 vezes menores do que a realidade. Todas as réplicas são estudadas minuciosamente para serem fiéis ao original.
Algumas curiosidades:
– A réplica do Castelo de Liechtenstein foi construída com matéria prima semelhantes à do castelo original;
– A miniatura do Museu Paulista tem 171 janelas e 84 portas, tal como o original;
– A réplica do navio Capitão San Diego foi apresentada ao público (2011) com a presença do superintendente da Hamburg Sud, empresa construtora do original.
INFORMAÇÕES
Mini Mundo
Morada: Rua Horácio Cardoso, 291 CEP 95670-000 Gramado – Rio Grande do Sul – Brasil
Telefone: +55 (54) 3286.4055
Site: informações de preços e horários
Desafio 2017 – #190 Uma fotografia por dia…
Em 2017 tenho este desafio… colocar uma fotografia por dia, aqui no Viaje Comigo, relatando a história que está por detrás da mesma. Veja aqui outras imagens e outras histórias da rubrica “Uma fotografia por dia…”. Boas viagens! viagens!