Em Macedo de Cavaleiros, há caminhadas organizadas pela Serra de Bornes, diversas vezes ao longo do ano. Em janeiro de 2017, participei numa caminhada até à Fraga dos Corvos, por entre a bonita serra. E, mesmo no inverno, há uma beleza natural que não nos deixa indiferentes.

Caminhada na Serra de Bornes – Macedo de Cavaleiros © Viaje Comigo

Caminho na Serra de Bornes – Macedo de Cavaleiros © Viaje Comigo
Havia gente de todas as idades a fazer a caminhada e – apesar de uma subida acentuada em grande parte do caminho – é um bom percurso para se fazer e se desfrutar desta paisagem natural deslumbrante.

Fraga dos Corvos – Serra de Bornes – Macedo de Cavaleiros © Viaje Comigo

Susana no Passeio na Serra de Bornes – Macedo de Cavaleiros © Viaje Comigo
Se a vista pelo caminho é bonita, ao chegar ao topo – à Fraga dos Corvos – é de cortar a respiração. Eu fui no inverno e a neblina dissipou-se mesmo quando atingimos o topo. Chegou a chuviscar, mas rapidamente parou para nos dar o prazer de desfrutarmos desta vista.

Posto de vigia – Passeio na Serra de Bornes – Macedo de Cavaleiros © Viaje Comigo
Como era uma caminhada organizada, a propósito da Feira da Caça e Turismo de Macedo de Cavaleiros – Caminhada pela Biodiversidade (Cercado de Corços de Grijó e Vilar do Monte) – no topo tivemos direito a um lanche bem composto.

Posto de vigia – Passeio na Serra de Bornes – Macedo de Cavaleiros © Viaje Comigo

Lanche na Serra de Bornes – Macedo de Cavaleiros © Viaje Comigo
A caminhada tinha começado por volta das 10h00 e terminaria às 13h30, mas não antes sem se comer. Havia salgados, doces e até a canja foi bem-vinda entre os caminhantes que tinham madrugado naquele dia.

Fraga dos Corvos – Serra de Bornes – Macedo de Cavaleiros © Viaje Comigo
A Fraga dos Corvos fica situada na vertente noroeste da Serra de Bornes, na elevação conhecida como Monte do Vilar, sobranceira à povoação de Vilar do Monte, sede da freguesia com o mesmo nome, no concelho de Macedo de Cavaleiros. É conhecida por ser local de importantes escavações arqueológicas que mostram o local onde antigas povoações habitavam.

Escavações protegidas na Fraga dos Corvos – Macedo de Cavaleiros © Viaje Comigo
O regresso ao ponto de partida é sempre a descer a montanha o que torna essa a parte mais fácil do percurso. E, pelo caminho, ficámos a conhecer o projeto do Cercado de Corços de Grijó – muito interessante!
Fique atento às informações e agenda da câmara de Macedo de Cavaleiros, acerca dos passeios e caminhadas que organiza – convém inscrever-se antes nas atividades.

Dentro do cercado – na Serra de Bornes – Macedo de Cavaleiros © Viaje Comigo
Desafio 2017 – #54 Uma fotografia por dia…
Em 2017 tenho este desafio… colocar uma fotografia por dia, aqui no Viaje Comigo, relatando a história que está por detrás da mesma. E o desafio vale também para os leitores que queiram partilhar connosco as suas histórias e imagens!
Veja aqui outras imagens e outras histórias da rubrica “Uma fotografia por dia…”. Boas viagens!

Fraga no cercado – na Serra de Bornes – Macedo de Cavaleiros © Viaje Comigo

Dentro do cercado, Serra de Bornes – Macedo de Cavaleiros © Viaje Comigo