Munnar, Kerala © Viaje Comigo
Publicado em Fevereiro 9, 2017

Na aldeia indiana, Munnar, Kerala,Índia

Ásia/ Índia [ Kerala/ Munnar/ Uma fotografia por dia... ]

Durante a viagem à região de Kerala, na Índia, cruzámos as plantações de chá de Munnar e passámos algum tempo numa aldeia onde quase todos os habitantes trabalhavam, precisamente, nesses campos.

Papathy Shola, assim se chama a aldeia onde parámos no meio do vale verde, repleto de folhas de chá. O nevoeiro denso descia rapidamente a montanha e diziam-nos, os habitantes, que dentro de poucos dias iria chover. Sabiam-no só de olharem para o céu.

Munnar, Kerala © Viaje Comigo

Munnar, Kerala © Viaje Comigo

Nesta pequena aldeia, mais parecida com uma fazenda, está uma casa central com o aviso do pagamento ao dia 10 de cada mês, e os nomes e datas dos feriados locais, assim como as informações para os trabalhadores.

Papathy Shola, Munnar, Kerala © Viaje Comigo

Papathy Shola, Munnar, Kerala © Viaje Comigo

Chegou a hora de almoço. Um grupo de mulheres aproxima-se das casas, na aldeia, para a pausa durante o dia de trabalho nos campos. Os habitantes ficam curiosos com a nossa presença e chamam-nos para conhecermos as suas casas.

Todos querem que lhes tiremos fotografias e, depois, gostam de se ver no ecrã, rindo muito. Um rapaz jovem, de telemóvel na mão, entra na sua casa e vai buscar um computador que parece ser novo. Pergunto-lhe se tem internet, diz que não, que usa o computador para ver filmes. Em seguida, mostra-nos um dos filmes de Bollywood.

Computador sem internet © Viaje Comigo

Computador sem internet © Viaje Comigo

Ao lado, duas mulheres convidam-nos para comer algo (mas dizemos que estamos à espera do resto do grupo), uma outra mulher mais velha pára de cortar a lenha – com uma gigantesca faca – e pede para que lhe tire uma fotografia.

No meio deste cenário surge um pato a banhar-se no correr de água que passa à frente das casas, enquanto um outro casal me pede para lhes tirar uma fotografia.

Papathy Shola, Munnar, Kerala © Viaje Comigo

Papathy Shola, Munnar, Kerala © Viaje Comigo

Cá fora, na rua principal da aldeia, um trator chega carregado de folhas de chá, pronto a ser vendido, e está a ser examinado por um grupo de homens.
Já aqui estamos parados a conviver há cerca de uma hora. As mulheres voltam a sair das suas casas, com os sacos, para voltarem ao trabalho nos campos de chá. Acenam-nos a dizer adeus.
Como se não fôssemos embora. Como se amanhã estivéssemos ali de novo. Não estaremos, mas quem sabe, um dia, voltaremos.

Saiba mais sobre Munnar e da viagem a Kerala aqui.


Durante o ano de 2017 vou estar aqui, no Viaje Comigo, com este desafio de “Uma fotografia por dia”. A cada dia vão encontrar uma fotografia de viagem e a história que está por detrás da mesma.

Desafio 2017 – #40 Uma fotografia por dia…
Em 2017 tenho este desafio… colocar uma fotografia por dia, aqui no Viaje Comigo, relatando a história que está por detrás da mesma. E o desafio vale também para os leitores que queiram partilhar connosco as suas histórias e imagens!

Veja aqui outras imagens e outras histórias da rubrica “Uma fotografia por dia…”. Boas viagens!

Mulheres a irem para as plantações de chá © Viaje Comigo

Mulheres a irem para as plantações de chá © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo