Petrópolis DR Petrópolis DR
Publicado em Dezembro 28, 2016

Conhece a Rota da Cerveja Brasileira?

Américas/ Brasil

No Brasil, a indústria cervejeira criou roteiros com provas de degustação nas principais regiões produtoras, o que tem vindo a atrair visitantes de todo o mundo. Este é um passeio que atrai os verdadeiros apreciadores!

No Rio de Janeiro, a Serra Imperial; em Santa Catarina, o Vale Europeu; e a região interior de São Paulo são as principais regiões de produção da cerveja artesanal brasileira, apresentando entre elas uma grande variedade de sabores e texturas.

Bohemia DR

Cervejaria Bohemia DR

Só na região serrana do Rio de Janeiro estão presentes nove cervejarias independentes. E estão abertas ao público para a realização de visitas e provas de degustação. Além destas, existem outros estabelecimentos de produção que não possibilitam a visita, mas cujos produtos poderão ser encontrados nos bares locais.

O roteiro completo da Rota da Cerveja Brasileira tem uma duração entre dois a três dias, e inclui a visita a pontos turísticos nas cidades como Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Guapimirim.

Rota Cervejeira do Rio de Janeiro - Divulgação

Rota Cervejeira do Rio de Janeiro – Divulgação

Em coordenação com estas visitas, o roteiro inclui visitas às cervejarias, fábricas, restaurantes e brewpubs, onde o visitante vai poder provar as cervejas de fabrico próprio do estabelecimento.

No sentido de estimular o fluxo de visitantes, o Ministério do Turismo do Brasil fez investimentos com um valor próximo de 2,78 milhões de Euros em obras de melhoria das infraestruturas das três principais cidades da região Serrana do Rio de janeiro.

No centro de Petrópolis, a primeira fábrica da cerveja Bohemia – que é a mais antiga do Brasil – é um dos pontos obrigatórios para os amantes de cerveja. Tanto é que é permitido provar a cerveja diretamente do tanque, além de ter um restaurante e bar próprios, para ao acompanhar a bebida com petiscos.

Petrópolis DR

Petrópolis DR

Oktoberfest

A Rota Turística e Cultural do Estado de Santa Catarina, oficializada pelo governo estadual desde janeiro de 2016, apresenta fluxos turísticos significativos ao longo do ano, mas é durante as Festas de Outubro que esta procura atinge o auge.

Nesta altura, cerca de 2 milhões de pessoas chegam ao Estado de Santa Catarina para desfrutarem do amplo leque de cervejas que a região oferece.

O Oktoberfest, em Blumenau, é a festa mais célebre entre os visitantes. Sabe quantos litros são consumidos? Cerca de 600 mil litros de cerveja!

Ribeirão Preto

Em São Paulo, o município de Ribeirão Preto tem uma forte tradição cervejeira. Foi aqui que foi contruída a primeira filial da Cia. Antarctica, no início do século XX.

Nos últimos anos, o surgimento de novas marcas artesanais trouxe novamente o protagonismo à região, sendo que, atualmente em Ribeirão Preto, há sete cervejarias artesanais no tour cervejeiro, além de diversos brewpubs.

Tour Cervejeiro 2016 em Ribeirão Preto. Foto Paulo Gallo

Tour Cervejeiro 2016 em Ribeirão Preto. Foto Paulo Gallo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo