Coluna Antonina, de Marco Aurélio, Roma © Viaje Comigo
Publicado em Abril 19, 2016

Coluna Antonina, de Marco Aurélio, Roma

Europa/ Itália [ Roma ]

No centro da cidade de Roma, em Itália, encontra a Coluna Antonina ou também chamada Coluna de Marco Aurélio. Está na Piazza Colonna (junto à Via del Corso) esta coluna construída, no século II, em homenagem a Antonino Pio, antecessor de Marco Aurélio.

A coluna tem cenas esculpidas que serviram para celebrar as vitórias romanas, mas também se diz que o monumento foi erigido por Cómodo, filho de Marco Aurélio, em honra ao seu pai. No topo da coluna, em 1589, foi colocada uma estátua de São Paulo, pelo Papa Sisto V.

Coluna Antonina, de Marco Aurélio, Roma © Viaje Comigo

Coluna Antonina, de Marco Aurélio, Roma © Viaje Comigo

Também em Roma, mas no Fórum, perto do monte Quirinal, está a Coluna de Trajano acabada em 114. O monumento teve projeto do arquiteto Apolodoro de Damasco e foi mandado construir pelo imperador Trajano de forma a comemorar as vitórias das campanhas militares contra os Dácios.

A Coluna de Trajano, com cerca de 38 metros de altura, tem blocos de mármore com várias cenas que compõem uma só história: a da guerra contra os Dácios.

Diz-se que inicialmente estaria uma estátua de uma ave no topo, tendo sido substituída por uma estátua com de Trajano. Em 1589, também o Papa Sisto V colocou a estátua de S. Pedro.

Curiosidades da Coluna Trajano:
– dentro da coluna está uma escada que dá acesso ao topo;
– quando Trajano faleceu as suas cinzas foram colocadas na base da coluna (assim como as da esposa Plotina). Entretanto foram retiradas de lá;
– são 155 as cenas esculpidas na coluna.

Um vídeo sobre a coluna Trajano:

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo