14ª edição do Festival Internacional do Filme de Marraquexe | de 05 a 13 de Dezembro 2014
Publicado em Novembro 24, 2014

14.ª edição do Festival Internacional do Filme de Marraquexe | de 05 a 13 de Dezembro 2014

Eventos

A 14ª edição do Festival Internacional do Filme de Marraquexe (FIFM) decorre de 5 a 13 de dezembro de 2014. Desde o início, em 2001, que este é maior evento relacionado com a Sétima Arte em Marrocos. Todos os anos, por esta altura, Marraquexe acolhe dezenas de personalidades do mundo da arte e da cultura.

Pelo Festival Internacional do Filme de Marraquexe já passaram conhecidos nomes da Sétima arte como Sean Connery, Roman Polanski, Martin Scorsese e Abbas Kiarostami, entre muitos outros.

Durante a semana do Festival são apresentados cerca de 200 filmes – 15 longas metragens, em competição oficial, filmes “fora de concurso” e curtas metragens, masterclass, homenagens, “coup de Coeur” – dedicado ao cinema marroquino – e o prémio «Cinécoles», para a melhor curta metragem das escolas e institutos marroquinos de formação audiovisual.

Todos os anos, há também uma homenagem ao cinema de um país ou região do mundo, com cerimónias de homenagem honram criadores, realizadores e atores específicos, durante o Festival. Nesta 14ª edição a homenagem é feita ao cinema japonês e a três atores de renome: o egípcio Adel Imam, o inglês Jeremy Irons e o americano Viggo Mortensen.

Filmes em competição
Este ano, as quinze longas metragens em competição são:

“The blue Elephant” (Egito) de Marwan Hamed
“Chigasaki Story” (Japão) de Takuya Misawa
“Chrieg” (Suiça) de Simon Jaquemet
“Corrections class” (Rússia e Alemanha) de Ivan I. “Tverdovsk
Everything we loved” (Nova Zelândia) de Max currie
“The keeping room” (USA) de Daniel Barber
“Labour of Love” (Índia) de Aditya Vikram Sengupta
“The last hammer blow” (França) de Alix Delaporte
“Mirage” (Hungria e Eslováquia) de Sczabolcs Hajdu
“Nabat” (Azerbaijão) de Elchin Musaoglu
“No one’s child” (Sérvia) de Vuk Rsumovic
“L’orchestre des aveugles” (Marrocos-França) de Mohamed Mouftakir
“Red rose” (França, Grécia, Irão) de Sepideh Farsi
“The Sea fog” (Coreia do sul) de Shim Sung-bo
“Things people do” (USA) de Saar Klein.

A 14ª edição do FIFM abre com o filme inglês “The theory of everything” de James Marsh e encerra com o filme americano “A most violent year” de J.C. Chandor.

Filmes “fora competição”
“El Ardor” de Pablo Fendrik
“Far from men” de David Oelhoffen
“Happy new year” de Farah Khan
“The imitation game” de Morten Tyldum
“May Allah bless France” de Abd Al Malik
“Silent heart” de Bille August
“Timbuktu” de Abderrahmane Sissako

Os “Coup de Coeur” serão “Atlantic” (Holanda, Bélgica, Alemanha, Marrocos) de Jan-Willem Van Ewijk, “Bollywood Dream” (Marrocos) de Yassine Fennane, “Half the sky” (França e Marrocos) de Abdelkader Lagtaa, “Hope” (França) de Boris Lojkine, “The narrow frame of midnight”” (Marrocos, Reino Unido, Catar e França) de Tala Hadid e “Un pari pimenté” (Marrocos) de Mohamed Karrat.

Presidente do Júri de Longas Metragens : Isabelle Huppert
O Presidente do Júri de longas metragens desta edição do Festival do Filme será a atriz francesa Isabelle Huppert, sucedendo a Emir Kusturica, realizador sérvio Presidente do Júri em 2011, ao britânico John Boorman em 2012, a ao americano Martin Scorsese em 2013.

Isabelle Huppert, que presidiu o Festival de Cannes em 2009, é a terceira mulher a presidir o Júri das Longas Metragens do FIFM, após Charlotte Rampling em 2001 e Jeanne Preto em 2002.

O júri conta também: o realizador, cenarista e autor marroquino Moumen Smihi, o realizador, cenarista e produtor indiano Ritesh Batra, a realizadora e cenarista dinamarquesa Susanne Bier, o realizador, cenarista, produtor e compositor Bertrand Bonello, a atriz e realizadora francesa Mélanie Laurent, o realizador, cenarista e “metteur en scène” de teatro e ópera italiano Mario Martone, o realizador, cenarista, e produtor romeno Christian Mungiu e o ator e realizador inglês Alan Rickman.

O Juri da “ cinécole” será presidido pelo realizador, cenarista, e produtor mauritano Abderrahmane Sissako, e contará com a realizadora, cenarista e atriz americana Zoe Cassavetes, com a atriz francesa Ana Girardot, o ator e realizador marroquino Driss Roukhe, a atriz e realizadora franco-italiana Elisa Sednaoui e o ator francês Gaspard Ulliel, indicou o comunicado.

Os 10 filmes apresentados serão: “1920” de Yassine Gaamer, “Dalto” de Essam Doukhou, “Dolls” de Mohammed Oudghiri, “En dehors de la ville” de Rim Mejdi, “Fabulari” de Dalal Tantaoui Al-Araqui, “Goodbye cinéma” de Madane El Ghazaouani, “Layla” de Ahmed Messoudi, “Shoes” de Meryem Benheddi, “Le souffle de la vie” de Driss Tabaa e “Think before you click” de Ayoub Ziane.

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo