Tua - Autor: Duarte Belo
Publicado em Julho 2, 2014

Plataforma Salvar o Tua

Notícias [ Tua ]

Foram 15 os produtores de vinho da região do Douro que assinaram a carta enviada à UNESCO, para suspensão imediata das obras na Barragem de Foz Tua, onde expressam “o profundo desacordo com a construção da barragem” hidroelétrica na região Foz Tua.

São eles: Quinta dos Murças (propriedade do Esporão), Muxagat, Douro Boys (Quinta do Crasto, Quinta do Vallado, Niepoort, Vale Dona Maria, Quinta do Vale Meão), Ramos Pinto, Vinhos Conceito, Quinta do Pessegueiro, Tavadouro Vinhos, Sociedade Agrícola Vale do Tua, Quinta do Monte Xisto, Quinta do Noval Vinhos S.A. e Quinta da Romaneira.

Plataforma Salvar o Tua

Plataforma Salvar o Tua

Os produtores estão preocupados com os “danos irreversíveis” da construção da barragem no Vale do Tua, que é parte integrante do Alto Douro Vinhateiro – Património Mundial da Humanidade desde 2011.

Esta seria a 15ª barragem hidroelétrica portuguesa construída na bacia hidrográfica do Douro e cuja utilidade é posta em causa.

Segundo os produtores, “não há uso que justifique esta construção que apenas vai aumentar os níveis de humidade e, por consequência, a ocorrência de doenças nas vinhas”.
Por outro lado, a paisagem única do Douro é “uma das principais ferramentas de divulgação da região e dos seus vinhos. As barragens estão a transformar negativamente a paisagem da região”.

McNamara pelo Tua

McNamara pelo Tua

A campanha “Salvar o Tua, Proteger o Douro” conta já com vários apoiantes, entre os quais está Garrett MacNamara, o surfista que galgou as ondas gigantes da Nazaré. Aos produtores de vinho também se juntaram vários nomes da música portuguesa que criaram o hino oficial da campanha

Mais informações sobre a Plataforma “Salvar o TUA” consultar:

Tua - Autor: Duarte Belo

Tua – Autor: Duarte Belo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo