Petinga com molho de escabeche com vinagre envelhecido 'Joaquim Arnaud'
Publicado em Março 28, 2014

Menu com conservas A Poveira pelo chef Pedro Mendes

Gastronomia [ Restaurantes ]

Até ao final de maio, vai ser possível provar, no restaurante Narcissus Fernandesii, que pertence ao Alentejo Marmòris Hotel & Spa, em Vila Viçosa, o Menu de Degustação “Conservas Galleon Premium”, composto por oito pratos criados pelo chef Pedro Mendes.

Aos pratos principais do menu de degustação, junta-se uma sobremesa e, se quiser, a harmonização perfeita com uma selecção de vinhos.

Foi assim lançado um novo conceito de Menus de Degustação Temáticos, que vão estar disponíveis entre abril e novembro, mudando a cada dois meses. Primeiro foram as Conservas, e depois seguir-se-ão as Algas, Marisco e Bolota.

Mesa do chefe: uma gigante pedra (em homenagem ao hotel Marmòris) com tampo de vidro e vista para a cozinha

Mesa do chefe: uma gigante pedra (em homenagem ao hotel Marmòris) com tampo de vidro e vista para a cozinha

As típicas conservas de peixe portuguesas deram o arranque aos Menu de Degustação e foi também apresentada a nova marca de conservas d’A Poveira, a Galleon Premium, com a presença de Sofia Brandão, responsável pelo marketing e comunicação da conserveira.

Curiosamente, este evento (e o próprio Menu de Degustação) foi possível devido ao Viaje Comigo! 😀

Passo a explicar melhor: no evento de apresentação oficial do Viaje Comigo, em dezembro, na Douro Marina – pode ver as notícias do evento aqui – A Poveira participou com as suas conservas Minerva na batalha de chefs. Veja o vídeo aqui.

Viaje Comigo

Viaje Comigo

E foi aí, no evento do Viaje Comigo, que se trocaram os contactos para que este Menu de Degustação fosse combinado. E daí surgiu mais esta iniciativa que mostra, com a perícia e criatividade de cozinheiros portugueses, que também se podem consumir conservas de forma diferente do habitual.

A Poveira é uma empresa nacional de conservas, com base na Póvoa de Varzim, que tem variadas marcas como é o caso da Minerva, a Bela, a Ala-Arriba, a Alva, entre outras. A Bela, por exemplo, é a marca da Poveira, até ao momento, exclusiva para o mercado americano.

Restaurante Narcissus Fernandesii

Restaurante Narcissus Fernandesii

Só como curiosidade, muito recentemente as conservas BELA, da fábrica de conservas A Poveira, tiveram destaque no suplemento do norte-americano New York Times Dining and Wine. Além da referência, a sugestão sublinha os adjetivos usados para descrever as sardinhas Bela… como “rechonchudas e selvagens”.

O chef Pedro Mendes e a sua equipa – com Sofia Figueiredo, Gonçalo Carvalho e Ricardo Caraças – do restaurante Narcisus Fernandesii criaram diferentes apresentações, usando as conservas e alguns ingredientes que fazem parte da gastronomia alentejana como é o caso dos poejos, pão alentejano, vinagre e azeite da região, por exemplo.

Veja aqui alguns dos pratos criados pelo chef Pedro Mendes e sua equipa:

Ovas de sardinha, saladinha de pimentos sobre crocante de pão Alentejano

Ovas de sardinha, saladinha de pimentos sobre crocante de pão alentejano (à direita) e Salada de batata com maionese de coentros e sardinha sem pele em azeite (à esquerda)

Sardinha em molho de tomate sobre pão alentejano

Sardinha em molho de tomate sobre pão alentejano

Salada de grão com bacalhau em azeite e alho

Salada de grão com bacalhau em azeite e alho

Petinga com molho de escabeche com vinagre envelhecido 'Joaquim Arnaud'

Petinga com molho de escabeche com vinagre envelhecido ‘Joaquim Arnaud’

Coulis de pimentos com feijão frade com cavala

Coulis de pimentos com cavala e feijão frade

Molho de tomate e poejo, pão frito e sardinha em azeite picante_Sardinha em azeite com aroma a fumo sobre xerém de algas

Molho de tomate e poejo, pão frito e sardinha em azeite picante (à direita) e Sardinha em azeite com aroma a fumo sobre xerém de algas (à esquerda)

E à sobremesa, mais uma surpresa. Foram usadas as latas das conservas (lavadas e desinfetadas) para colocar esta doce delícia.

Pode ver na fotografia o gelado de iogurte grego (divinal) que contrasta com a doçura da encharcada, na perfeição. Os crocantes cristais de violeta dão-lhe cor e a bolacha em forma de folha o toque final… de mestre.

Sobremesa: Encharcada, gelado de iogurte grego e cristais de violeta

Sobremesa: Encharcada, gelado de iogurte grego e cristais de violeta

INFORMAÇÕES

Alentejo Marmòris Hotel & Spa, Vila Viçosa, Alentejo, Portugal

Preço Menu de Degustação: 65€, ao qual acresce o suplemento de vinhos por 20€.

Fotos: Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo