Quando vi as imagens das ondas, que levaram tudo à frente, na Foz do Douro, sabia que a história não ia ser boa para o Shis, que estava ali mesmo, no local da furiosa rebentação.

O restaurante Shis, um dos melhores da cidade do Porto, está totalmente destruído mas, ainda esta semana, vi o chef António Vieira escrever “o Shis vai regressar e ainda melhor”. E é desta fibra que se fazem os vencedores.

Imagino quão doloroso seja olhar para todo o trabalho destruído, tanto esforço por água abaixo, por isso, quero recordar o Shis como era e como imagino que vai voltar.

Restaurante Shis
Restaurante Shis

Não vou colocar aqui as imagens que emocionam, pela sua tristeza. Trago, antes, as imagens do que o Shis representa: um trabalho incansável por manter a qualidade; prémios que comprovam esse esforço; e uma aposta ganha do chef António Vieira, e da sua equipa, que tornaram esta casa num dos melhores restaurantes do país.

Restaurante Shis
Restaurante Shis, no Porto

Duas semanas antes das fatídicas ondas tomarem conta do areal do Ourigo, e até de ruas da Foz, estive no Shis  para um almoço com os vinhos da Quinta do Pôpa e uma harmonização especialmente criada pelo chef António Vieira.

As imagens, que aqui estão, são desse dia. Atentem nelas, só para ficarem (com água na boca) à espera do dia em que poderemos sentar-nos de novo no Shis, com vista para a praia e provarmos pratos como estes.

Esperámos todos pelo regresso do Shis que, segundo tudo indica, estará como novo no início deste verão! Cá o esperamos.

Restaurante Shis - Carpacio de Presunto Joselito com Mistura de Cogumelos Selvagens e Ovo de Codorniz
Carpacio de Presunto Joselito com Mistura de Cogumelos Selvagens e Ovo de Codorniz
Restaurante Shis
Bacalhau Confitado com Puré de Grelos e Molho de Queijo da Serra
Restaurante Shis
Borrego em Duas Confeções com Crumble de Castanhas
Fondant de Chocolate Negro com Frutos Vermelhos
Fondant de Chocolate Negro com Frutos Vermelhos
Restaurante Shis
Vista do Restaurante Shis