Publicado em Setembro 17, 2013

Tasting Porto leva vários chefs ao bbGourmet Bull&Bear

Gastronomia [ Restaurantes ]

O bbGourmet Bull&Bear, na avenida da Boavista, no Porto, tem agora um novo conceito: o “Tasting Porto“. De três em três meses convida um chef conhecido para apresentar um menu de degustação.

Tasting Porto

Tasting Porto

A chef da casa continua a mandar na cozinha – neste caso, é a chef Elizabete Pinto – mas trimestralmente recebe a visita de um conhecido chef para preparar um menu especial.

O primeiro convidado do “Tasting Porto” é o chef Luís Américo que apresenta um criativo menu de degustação, que vai estar disponível até ao final do ano no bbGourmet Bull&Bear.

 

TASTING PORTO POR LUÍS AMÉRICO

São oito opções que fazem parte deste ‘Menu Degustar’, das quais o cliente pode escolher quatro ou mais. O preço do menu de quatro pratos é de 35 euros, por pessoa, para um mínimo de duas pessoas. O pack de vinhos harmonizado tem um preço de 15 euros.

Tasting Porto

Tasting Porto

A começar a degustação apresenta-se o que se pode chamar de salada moderna. A ideia é recriar uma caprese. Luís Américo criou a Caprese em (r)evolução com burrata, azeite em pó com orégãos e sopa fria de tomate.

Este é um clássico da cozinha italiana trabalhado pelo chef, com um surpreendente (nunca tínhamos provado, e ficámos rendidos) pó de azeite, muito saboroso e leve! O vinho que o acompanhou: Quinta de Tamo 2012  (Branco | Loureiro | Vinhos Verdes)

Vieira Corada sobre Falsa Cabidela de Cebola e Bacon

Vieira Corada sobre Falsa Cabidela de Cebola e Bacon

Morcela de Viseu com maçã, mel e chalota em tempura

Morcela de Viseu com maçã, mel e chalota em tempura

Entre as propostas apresentadas, estão dois outros pratos como o prato de salmão curado com gaspacho de framboesa e vodka, e o bacon e a morcela de Viseu com maçã, mel e chalota em tempura.

Experimentei a vieira corada sobre falsa cabidela de cebola (à direita na foto) – acompanhada pelo espumante da Bairrada, Ex-Libris Reserva Bruto de 2007.

 

Bacalhau com Feijão Preto e Torresmo

Bacalhau com Feijão Preto e Torresmo

O prato de bacalhau, idealizado pelo chef Luís Américo, traz um requintado puré de feijão preto (adoro esta moda de fazer puré dos feijões) e torresmo apresentado em forma de chupa-chupa. Para trincar gulosamente. Para beber, o prato é harmonizado com um Quinta de S. José 2010, Tinto | Douro.

 

Vitela de COmer à Colher com Risotto de Figos e Cogumelos

Vitela de COmer à Colher com Risotto de Figos e Cogumelos

A vitela de comer à colher é já um clássico deste chef e percebe-se o porquê de ter tanto sucesso. É que a carne pode mesmo ser comida à colher de tão tenra que é! E o sabor? Que sabor! A vitela de comer à colher é aqui acompanhada com um risotto de figos e cogumelos que marca o paladar. Nem de propósito, para fazer aqui um jogo de palavras, o vinho que acompanha este prato é o Palato 2011 (Tinto | Douro).

Chocolate e Avelã

Chocolate e Avelã

À sobremesa pode escolher entre o Toucinho do céu com e sopa de morango ou o Chocolate e Avelã (na fotografia à esquerda), acompanhado pelo Quinta da Defesa Tawny 20 Anos | Porto. Não se poderia querer melhor final. Uma delícia!

 

O CHEF

O chef Luís Américo é um dos mais reputados chefes de cozinha portugueses. Residente no Porto, é sócio e chefe executivo do restaurante Fado, em Macau, sócio e chefe executivo do restaurante O Mercado, sócio e chefe executivo do restaurante Forneria e proprietário da empresa de consultoria gastronómica Luís Américo Unipessoal.

Luis Americo official photo reduzida

Luis Americo

Recebeu distinções, como a de ‘Chefe e Cozinheiro do ano em 2004’ e a de ‘Chefe do Futuro em 2011’, pela Academia Internacional de Gastronomia, sediada em Paris.

GRUPO bbGOURMET

O bbGourmet Bull&Bear, situado na Avenida da Boavista, é o restaurante do grupo bbgourmet especializado em oferecer aos clientes experiências gastronómicas criadas especialmente para surpreender, através do Menu Degustar.

O bbGourmet Maiorca, na Rua António Cardoso, apresenta igualmente comida sofisticada, mas é mais direcionado para o convívio urbano e despretensioso à volta dos petiscos. Há cerca de um ano, abriu um novo espaço, bbGourmet Loja, situado no «Península Boutique Center», na Boavista, que se dedica preferencialmente ao conceito “refeições gourmet em 5 minutos®”. O grupo abriu agora o quarto estabelecimento do grupo, o bbGourmet Antas.

 

INFORMAÇÕES

bbGourmet Bull&Bear, Avenida da Boavista, 3431, Porto

Telefone: 226 107 669

Preço: 35€ (menu de degustação de quatro pratos) + 15€ (vinhos)

 

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo