Publicado em Setembro 16, 2013

Viver e passear em Edimburgo

Escócia [ Edimburgo ]

Mora há 10 meses em Edimburgo, na Escócia, a portuguesa Norma Franco, 32 anos, onde trabalha como consultora em sustentabilidade.

Edimburgo, para mim, é uma cidade que permite viver e promover o conceito de “família”, muito tranquila, e com muito bom ambiente. Aqui, ainda é possível ver as crianças irem a pé (trotineta ou bicicleta) para escola. De manhã, parecem formiguinhas em carreirinho, todas da mesma cor (de uniforme escolar) e de mochila às costas a atravessar ruas e jardins em direção à escola”, diz Norma Franco.

Viver e passear em Edimburgo

Viver e passear em Edimburgo

Este texto faz parte da rubrica “A cidade vista por dentro” do site Viaje Comigo. Mais do que sugestões de viagens, estas dicas são especiais porque são dadas por quem vive ou já viveu nas referidas cidades. Estas são as de quem lá vive mas servem também para quem vai visitar Edimburgo.

 

– O que visitar em Edimburgo?

A cidade tem vários locais para se visitar, e dependendo do tempo que fizer, a oferta é bastante variada, desde subir ao Arthur’s Seat e ter uma vista privilegiada sobre a cidade, ou tomar um chá junto às quedas de água em Crammond, ou então optar por um dos vários museus no centro da cidade são inúmeras as opções, dependendo muitas das vezes do estado de espírito de cada um.

Viver e passear em Edimburgo

Viver e passear em Edimburgo

Edimburgo vale a pena pelo seu Castelo (de noite ou de dia), pela subida/ou descida da Royal Mile, ao som das gaitas de foles, pelo clima que se vive na rua junto ao estádio quando há jogo de rugby, pelo Jardim Botânico na primavera…

Vale a pena pelo Festival Internacional de Edimburgo, durante o verão, onde as ruas ficam cheias de gente à espera de um espetáculo de rua, ou de filas de espera em serpentina para comprar bilhetes para um qualquer concerto ou bailado.

Viver e passear em Edimburgo

Viver e passear em Edimburgo

 

Vale a pena pela Feira de Natal, nos jardins da Princes St, no inverno, onde se podem encontrar múltiplas barraquinhas de comércio tradicional, os carrosséis não fazem barulho, e onde se os mais corajosos (iniciados) se atiram à pista de gelo, como se de uma cama de algodão se tratasse. Ah! E os cachorros na Feira de Natal são maravilhosos, podemos pedir uma injeção de super-queijo na salsicha…resultado: um pecado a Feira de Natal!

 

Viver e passear em Edimburgo

Viver e passear em Edimburgo

– Restaurantes aconselhados em Edimburgo

The Dome é do género 3 em 1, a arquitetura do edifício é fantástica, “conta-nos” história desde 1775, e tem uns bolos de salmão imperdíveis.

La Favorita, é um restaurante italiano no Leith, a 10 minutos do centro da cidade… e é daqueles restaurantes que até a ementa dá vontade de comer, mas comecem com o queijo de cabra grelhado, passem pelas maravilhosas pastas ou as pizzas crocantes, e finalizem em mix de sobremesas…é assim a puxar para o pecado da gula, mas os canolis, o tiramisu, a mousse de chocolate negro e branco e o créme brulé são divinais!

Rusticana, outro restaurante italiano no centro da cidade, mas aconselhado por razões diferentes. Se quiserem estar à vontade, arranjar uma mesa grande, ao género de família italiana, este é o sítio. Fala-se alto, ouve-se música italiana, o dono é italiano, a comida é italiana mas com influência escocesa, e por momentos aquelas salas cheias de imagens de Itália, dão luz aos dias de Edimburgo.

Viver e passear em Edimburgo

Viver e passear em Edimburgo

Time4Thai: definir este restaurante numa palavra, seria uma MA-RA-VI-LHA. Os dlins dlins de fundo dispensavam-se, mas a carta, a carta é de ler e reler, e no final ter dificuldade em escolher qual o melhor prato, a melhor entrada e a melhor sobremesa. No Time4Thai a carta de vinhos não é nada má, é de experimentar.

Viver e passear em Edimburgo

Viver e passear em Edimburgo

 

– Comida: o que comer típico?

Confesso que não sou grande apreciadora das comidas ao estilo escocês… Têm os vários tipos de gravy a acompanhar grande parte dos pratos. São comuns as carnes assadas (muito assadas! Atirar para o seco), os Yorkshire puddings, os legumes ( couve flor, cenoura, etc)…

Haggis é definitivamente algo a experimentar (ainda não o fiz, ando a preparar-me), muito típico, bastante apreciado pelos nativos, basicamente consiste num bucho de carneiro recheado com as vísceras. Dizem que é muito bom…

Viver e passear em Edimburgo

Viver e passear em Edimburgo

– Um bar/discoteca ou cafés tradicionais

Não tendo nenhum favorito, a George Street e o Grassmarket estão na rota da diversão.

 

– Hotéis aconselhados

Scotsman Hotel, localizado na cidade antiga, junto à histórica North Bridge, fica perto da Royal Mile, do Castelo de Edimburgo e da Galeria Nacional.

The George Hotel, localizado na cidade nova, localiza-se na rua onde encontram o maior número de sedes de bancos da cidade, e as lojas de marca mais caras. Do George Hotel à Princes Street são dois minutos. Os jardins da Princes Street na altura do Natal são maravilhosos.

Se quiser pesquisar outros alojamento em Edimburgo, basta clicar aqui, para ter mais informação, preços e para fazer a reserva.

Viver e passear em Edimburgo

Viver e passear em Edimburgo

– Qual é a melhor zona para ficar num hotel e que zonas devemos evitar, principalmente à noite?

A melhor zona para ficar é no centro da cidade, a cidade é super segura. Eu ando à noite sozinha na rua, não há stress nenhum, quando há mais agitação tens imensos policias.

Vou contar uma história que nos aconteceu, no ano passado em vésperas de ano novo. Chegámos ao aeroporto, às 19 horas, e apanhamos o táxi para casa. Por volta da meia-noite o meu marido apercebeu-se que não tinha o iPad e que provavelmente o tinha deixado no táxi. Quando ia abrir o portátil, para saber informação sobre a agência de táxis, tocaram-nos à porta. Era o taxista que, após ter finalizado o turno, veio entregar o iPad esquecido…

– O que temos mesmo de experimentar?

Vale a pena, como praxe, e como não é nada turístico, experimentar uma barra de Mars frita, à venda numa lojinha takeaway no Grassmarket. Afinal os escoceses fritam tudo o que comem!

Vale a pena também, fazer um passeio junto ao Water of Leith , parar a meio do caminho na Galeria Nacional de Arte Moderna, e presentearem-se no final com o mercado de rua em Stockbridge.

Viver e passear em Edimburgo

Viver e passear em Edimburgo

 

– Qual é o melhor meio para andar na cidade? 

A rede de transportes públicos funciona muito bem. A bicicleta também é uma solução muito utilizada aqui.

– Locais para visitar fora dessa cidade, nas redondezas?

São inúmeras as opções, a não mais que uma hora da cidade, North Berwic, Loch leven. Stirling Loch, Lomond, Glasgow…

 

 

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo