Na Turquia, Erzurum é um destino único para os turistas aproveitarem o bom tempo, com um rico património cultural e histórico e paisagens naturais espectaculares, como a cascata de Tortum e as formações rochosas de Narman. A cidade turca é também conhecida pela sua gastronomia local, com iguarias como o assado de cağ kebabı.
Nomeada Capital do Turismo da ECO (Organização de Cooperação Económica) em 2025, Erzurum reforçou o seu papel como ponto de encontro internacional ao acolher o Fórum Económico Palandöken, a 26 e 27 de abril: um evento internacional que reuniu proeminentes líderes políticos, académicos e empresariais sob o tema “Um Futuro Equitativo num Mundo Inteligente: Economias Inteligentes e Desigualdade Global”.
Situada no sopé da cordilheira de Palandöken, a cidade anfitriã do fórum é conhecida pela sua estância de esqui, que possui a mais longa pista de esqui da Turquia e pistas de esqui nocturnas iluminadas. Estas infra-estruturas valeram a Erzurum o reconhecimento como a primeira Capital Europeia dos Desportos de inverno em 2025 pela Federação ACES Europe.
Com uma história marcada pelo seu papel na Rota da Seda e pelo seu estatuto de porta de entrada para a Anatólia, Erzurum possui um rico património histórico que remonta a séculos. Desde a Mesquita Ulu da era Saltokid e o monumento arquitetónico Seljuk da Madrasa do Minarete Duplo, até à Madrasa Yakutiye do período Ilkhanid e Üç Kümbetler (Três Túmulos), um dos mais belos exemplos de túmulos monumentais da Anatólia.
Cada local conta uma história diferente do passado histórico da cidade. As casas históricas também levam os visitantes numa viagem através do tempo. Estas incluem a casa de Mustafa Kemal Atatürk, o pai fundador da República Turca, bem como o edifício onde se reuniu o histórico Congresso de Erzurum, fundamental para a história moderna do país.
Os amantes da natureza encontrarão nas paisagens de Erzurum, na rota do Expresso do Oriente, um cenário fascinante que convida à contemplação e à aventura. Jóias naturais como a cascata de Tortum, uma das mais altas do país, ou o lago Uzundere, num ambiente declarado Cittaslow pelo seu compromisso com a sustentabilidade.
Em Narman, conhecida como “a terra das fadas vermelhas”, as formações rochosas de cor vermelha em forma de chaminés de fadas são impressionantes e podem ser exploradas a pé, de bicicleta ou a cavalo.
No Vale Yedigöller (İspir), os lagos vulcânicos oferecem um oásis de tranquilidade no meio da natureza. E na aldeia histórica de Oltu, famosa pela pedra negra que leva o seu nome e é usada em joalharia, também pode desfrutar de actividades como rafting e canoagem no rio Çoruh.
Gastronomia
Nenhuma visita a Erzurum estaria completa sem desfrutar da sua rica tradição gastronómica. O prato mais famoso da cidade é, sem dúvida, o cağ kebabı, feito de cordeiro assado horizontalmente em espetos. Outros pratos imperdíveis são o feijão İspir e o kadayıf dolması, uma deliciosa sobremesa feita com o kadayıf – uma massa em forma de fio ligeiramente cozida – com nozes, coberta com ovo, frita e depois em calda.
O queijo civil, o Karnavas dut pekmezi (melaço) e o Erzurum su böreği (tarte) completam a oferta gastronómica da região.
Um palco para o diálogo internacional
Nos dias 26 e 27 de abril, a cidade turca acolheu o Fórum Económico de Palandöken, um evento internacional que reuniu personalidades de relevo a nível político, académico e empresarial, sob o tema “Um Futuro Equitativo num Mundo Inteligente: Economias Inteligentes e Desigualdade Global”.
Este evento, enquadrado na recente designação de Erzurum como ECO Tourism Capital 2025, abordou os desafios da transformação digital, com especial destaque para a inteligência artificial (IA) e o seu impacto nas economias emergentes e estabelecidas.
O programa incluiu cinco sessões principais e duas sessões especiais, com apresentações de especialistas dos países membros da ECO, bem como de outras nações convidadas, como a Suíça, a França, o Reino Unido, os Estados Unidos e os Emirados Árabes Unidos.
Além disso, realizou-se uma cimeira dos ministros do turismo da ECO, uma cerimónia comemorativa de plantação e a abertura oficial da Feira Regional de Emprego KUDAKAF’25.
Informação e imagens do GoTurkiye