Barra Grande - Embarcações - Crédito Thiago Amaral_SETUR Piauí
Publicado em Abril 2, 2025

10 motivos para visitar o Piauí , Brasil

Américas/ Brasil [ Piauí ]

Sendo um Estado com cerca de 3 milhões de habitantes e 251 mil quilómetros quadrados, o Piauí (no Brasil) prima pela natureza e biodiversidade. Na prática, a seguir à Amazónia, é o Estado com a maior percentagem de áreas e parques naturais preservados, do ponto de vista ambiental.

Desde logo, um dos grandes motivos para visitar o Estado do Piauí é o Parque Natural Serra da Capivara. Situa-se no interior, e impressiona pelo seu valor geológico, arqueológico e cultural. Inclusivamente, é reconhecido pela UNESCO como Património da Humanidade.

Serra da Capivara - Pedra Furada

Serra da Capivara – Pedra Furada

Justamente, nos 130 mil hectares da Serra da Capivara, existem mais de mil sítios arqueológicos. Destes, cerca de 600 têm pinturas rupestres, e 170 estão abertos ao público. Com efeito, estes achados arqueológicos atestam os mais de 100 mil anos de presença humana nesta zona do globo.

Neste território, existem biomas próprios, designadamente a caatinga e o cerrado. Concretamente, o termo caatinga tem origem tupi-guarani, e significa «floresta branca». Concretamente, a designação deriva da paisagem esbranquiçada que a vegetação apresenta durante o período seco. Quanto ao cerrado, caracteriza-se por árvores de pequeno e médio porte, com troncos retorcidos e cascas grossas.

Galinha Caipira - Crédito Thiago Amaral_SETUR Piauí

Galinha Caipira – Crédito Thiago Amaral_SETUR Piauí

Inevitavelmente, outra das grandes atrações naturais do Piauí é o Delta do Parnaíba, um dos raros deltas que existem no mundo. O rio tem mais de 1400 quilómetros e entra no mar em cinco braços diferentes, permeados por dezenas de ilhas. Por conseguinte, o Delta do Parnaíba alberga uma biodiversidade notável, e um fenómeno rotineiro e sempre espetacular: a Revoada dos Guarás. Todos os dias, perto das seis da tarde, estas aves que habitam o delta levantam voo em grupo e pintam o céu de vermelho vivo, perante uma audiência que se junta para assistir.

Serra da Capivara - Trilha - Formações rochosas - Crédito Thiago Amaral_SETUR Piauí

Serra da Capivara – Trilha – Formações rochosas – Crédito Thiago Amaral_SETUR Piauí

Estando próximo da linha do Equador, o Piauí está extremamente bem posicionado para a observação dos astros. Ou seja, permite observar tanto o hemisfério norte como o hemisfério sul. Por esta razão, o Astro Turismo é mais um bom motivo para visitar o Piauí.

Tendo o menor litoral do país, com apenas 66 quilómetros de extensão, ainda assim não faltam praias aos veraneantes. Afinal, aqui o sol brilha durante todo o ano. Em particular, para quem gosta de desportos náuticos, a Praia da Barra Grande é um autêntico paraíso. De águas cristalinas, é também perfeita para crianças, quando a maré está baixa, havendo muitas sombras em redor, graças ao arvoredo.

Perto da costa, a Lagoa do Portinho é um verdadeiro tesouro natural. De águas límpidas em tons turquesa, as dunas que rodeiam a lagoa estão em permanente movimento, alterando as suas formas ao sabor dos ventos.

Serra da Capivara - Pintura rupestre - Crédito Thiago Amaral_SETUR Piauí

Serra da Capivara – Pintura rupestre – Crédito Thiago Amaral_SETUR Piauí

Quanto à capital, Teresina, foi a primeira a ser planeada, e é a única capital do nordeste que não está no litoral. Em compensação, encaixa-se harmoniosamente entre dois rios. De um lado, o rio Parnaíba, que faz fronteira com o estado vizinho do Maranhão. Do outro lado, o rio Poti, um dos principais do nordeste, com mais de 500 quilómetros de extensão.

Por fim, nesta lista de 10 motivos para visitar o Piauí, não podia faltar o fator humano: as pessoas autênticas, que gostam de receber quem as visita. Afinal, este não é um destino de massas, mas de acolhimento personalizado. Justamente, com hotéis de charme, artesanato produzido localmente e, claro, a excelente gastronomia.

Mais informações aqui.

Barra Grande - Embarcações - Crédito Thiago Amaral_SETUR Piauí

Barra Grande – Embarcações – Crédito Thiago Amaral_SETUR Piauí

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo