Aldeia de Castelo Rodrigo - Portugal © Viaje Comigo Aldeia de Castelo Rodrigo - Portugal © Viaje Comigo
Publicado em Agosto 13, 2018

31 Ag. e 1 Set.: Um amor proibido em Castelo Rodrigo e uma festa à volta da lenda da Marofa

Centro/ Notícias/ Portugal [ Aldeias Históricas de Portugal/ Castelo Rodrigo/ Figueira de Castelo Rodrigo/ Guarda ]

Com o Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” existem motivos extra para visitar as Aldeias Históricas de Portugal. A próxima, a ter maior animação, é Castelo Rodrigo, nos dias 31 de agosto e 1 de setembro. E a festa em Castelo Rodrigo vai reavivar a Lenda da Marofa. Conheça a aldeia neste vídeo:

E que lenda é essa? Segundo a mesma, um cavaleiro cristão enamorou-se pela linda filha de um rico judeu, que se tinha refugiado em Castelo Rodrigo. A donzela, de seu nome, Ofa acabou por dar o nome à serra, já que o cavaleiro dizia a todos que ia “Amar Ora”. E, assim, terá nascido o nome (e a lenda) da Serra da Marofa, com uma elevação de 977 metros de altitude.

Nos dias 31 de agosto e 1 de setembro, o programa da Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo inclui teatro, música, visitas guiadas, gastronomia e fotografia. E é com base no campo da imagem que vai ter lugar um tour fotográfico, na sexta-feira 31 de agosto, depois do qual cada fotógrafo selecionará um conjunto de fotografias que serão de imediato impressas e expostas pela aldeia. Mais informações em www.cm-fcr.pt.

Palácio de Cristóvão de Moura - Castelo Rodrigo - Portugal © Viaje Comigo

Palácio de Cristóvão de Moura – Castelo Rodrigo – Portugal © Viaje Comigo

PROGRAMA COMPLETO EM CASTELO RODRIGO

SEXTA-FEIRA (31 DE AGOSTO)

9h00 – Tour fotográfico (29 fotógrafos – inscrição obrigatória)
12h30 – Almoço com apresentação de imagens
15h00 – Corda d’Imagens pela Aldeia Histórica
16h00 – Encontros com a história “Ephraim Bueno”
18h00 – Pôr do sol na Marofa – Música e degustação
19h30 – Show Cooking – Chef Álvaro Costa
20h00 – Jantar Comunitário (mediante inscrição)
21h30 – Concerto – Les Saint Armand (Palácio Cristóvão de Moura)

Concurso fotografia

Durante a manhã, um conjunto de fotógrafos serão convidados a viajar pela aldeia e a percorrer o caminho que os leva à Marofa para fotografarem o que julgarem mais interessante, explorando as ligações entre a aldeia de Castelo Rodrigo e a serra da Marofa. No final da manhã, cada fotógrafo selecionará um conjunto de fotografias que serão de imediato impressas e expostas.

Corda de Imagens

Após o almoço e com as fotografias impressas, os fotógrafos serão convidados a expor as suas fotografias numa corda que percorrerá toda a aldeia, criando assim uma espécie de estendal. Este dispositivo ficará patente durante todo o evento. Simultaneamente as fotografias serão disponibilizadas numa rede social a fim de serem votadas pelos visitantes. A votação online vale 50 por cento do total, o restante caberá a um júri a nomear.

Visitas Guiadas com Ephraim Bueno

Efraim Hezekiah Bueno, nascido em 1599 em Castelo Rodrigo com o nome de Martim Alvares, formou-se em medicina em Bordéus e tornou-se emigrante médico e escritor em Amsterdão. Ficou célebre pelas pinturas/retrato que o seu amigo Rembrandt legou à história da arte. A sua lápide funerária, existente no cemitério português de Ouderkerk (Amsterdam) é uma homenagem à diáspora lusitana e aos que tiveram de fugir por força da Inquisição; está escrita na língua de Camões e apenas a data do falecimento, 1665, se encontra colocada segundo o calendário hebraico. Porque a lenda também se deve à presença dos judeus em Castelo Rodrigo (e depois conversão em cristãos novos e perseguição dos judeus pela Inquisição) será um judeu a guiar os visitantes por esta aldeia.

Show Cooking

Um chef convidado, acompanhado pela comunidade de Castelo Rodrigo, trabalhará os produtos típicos desta região. A zona é caracterizada pela existência de ótimos produtos para a gastronomia onde se destacam a lebre/coelho e a perdiz, e ainda a amendoeira e a oliveira. A isto devemos somar o ótimo Borrego que por estas terras é Borrego da Marofa.

Jantar Comunitário

Neste jantar pretende-se que a comunidade e os seus convidados possam degustar as iguarias preparadas no showcooking. O espaço para este jantar está deste já selecionado e também contempla uma incrível vista para a serra. Pretende-se que este jantar seja uma festa da gastronomia.

Concerto (Palácio Cristóvão de Moura)

Este concerto conta com música portuguesa, com um toque de vanguarda, misturando assim a herança patrimonial com o arrojo musical.

Castelo Rodrigo - Portugal © Viaje Comigo

Castelo Rodrigo – Portugal © Viaje Comigo

Vista para Figueira de Castelo Rodrigo - Portugal © Viaje Comigo

Vista para Figueira de Castelo Rodrigo – Portugal © Viaje Comigo

SÁBADO (1 DE SETEMBRO)

A partir das 10h – Visitas Guiadas informais conduzidas pelos habitantes de Castelo Rodrigo (marcação no posto de turismo).
13h30 – Almoço em casa dos próprios habitantes (por marcação – limite de inscrições)
18h00 – Por do Sol na Marofa – Música e degustação
21h30 – “Amar Ofa” – teatro-performance
23h00 – Fogo-de-artifício

Visitas Guiadas

São visitas guiadas informais conduzidas pelos habitantes de Castelo Rodrigo.
Nesta iniciativa, promove-se uma ligação mais próxima entre os habitantes e os visitantes, dando vida à aldeia e convidando os visitantes a conhecer a aldeia pelos olhos e pelas mãos dos habitantes e naturais desta pequena aldeia cheia de história e património. Nestas visitas será possível entrar no espaço privado promovendo assim a imersão. Estas visitas poderão incluir almoço em casa dos próprios habitantes e quem sabe até jantar. Os naturais da Aldeia sempre gostaram de conversar, bem receber, partilhar e petiscar.

Por do Sol na Marofa

A Serra da Marofa marca a paisagem de quem visita a aldeia, propomos assim um final de dia voltado para a Marofa apreciando música e degustando produtos regionais potenciando assim a contemplação. Este evento acontecerá em 4 espaços em simultâneo e em colaboração com o comércio local. Cada espaço terá uma proposta musical e gastronómica diferente.

Teatro “Amar Ofa”

À semelhança do ano passado, propõe-se uma criação artística singular em residência artística misturando profissionais das artes cénicas com atores locais da comunidade. Após os Heróis de Castelo Rodrigo, dedicamo-nos agora a criar sobre a lenda da Marofa que mistura história, estórias mito, amor e religião. Esta performance teatral acontecerá mesmo no coração da aldeia e com as muralhas, as ruelas e a serra a servirem de cenário ideal.

Quem quiser aproveitar e ficar mais dias na região para conhecer as restantes Aldeias Históricas de Portugal pode aproveitar um pacote especial de alojamento.

Esta é uma iniciativa das Aldeias Históricas de Portugal e do Município de Figueira de Castelo Rodrigo, apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

O ciclo “12 em Rede | Aldeias em Festa” só termina em dezembro: depois de Castelo Rodrigo, as festas continuam nas restantes Aldeias Históricas de Portugal. A saber: Castelo Mendo (14 e 15 de setembro), Trancoso (5 a 7 de outubro), Idanha-a-Velha (1 a 4 de novembro), Monsanto (9 a 11 de novembro) e, finalmente, Belmonte (7 a 9 de dezembro).

Porta do Sol - Castelo Rodrigo - Portugal © Viaje Comigo

Porta do Sol – Castelo Rodrigo – Portugal © Viaje Comigo

©Aldeias Históricas Portugal

©Aldeias Históricas Portugal

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo